FMI vai rever em baixa a previsão de crescimento da economia mundial

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 mar 2022 8:15

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai rever em baixa em Abril a sua previsão de crescimento da economia internacional devido à invasão russa da Ucrânia, anunciou quinta-feira a sua diretora-geral, Kristalina Georgieva.

A dirigente do FMI admitiu inclusive que um incumprimento por parte da Federação Russa deixou de ser "um acontecimento improvável".

O FMI e o Banco Mundial vão realizar as suas reuniões da primavera, de forma virtual, na semana de 18 de Abril.

"De forma resumida, temos um impacto trágico da guerra na Ucrânia. Temos uma contracção importante na Federação Russa e um impacto provável nas perspectivas da economia internacional", declarou durante uma mesa-redonda com jornalistas.

"No próximo mês, vamos rever em baixa as nossas projecções de crescimento (da economia) mundial", acrescentou.

Apesar de a economia mundial ainda não ter recuperado da pandemia do novo coronavirus, "uma crise diferente das outras", está a atravessar "um terreno ainda mais chocante", realçou Georgieva.

"O impensável ocorreu. Temos uma guerra na Europa", disse.

Sobre o impacto na Federação Russa, a dirigente do FMI sublinhou que as sanções pelos países aliados são "sem precedentes" e conducentes a "uma contração brutal da economia russa e a uma profunda recessão".

Entre os efeitos esperados, detalhou, estão a desvalorização massiva da moeda, que faz disparar a inflação, e a subsequente baixa do poder de compra e do nível de vida de grande maioria da população russa.

Georgieva disse também que um incumprimento da Federação Russa "não é um acontecimento improvável", salientando que o problema não era a disponibilidade de dinheiro, mas a incapacidade de o usar, desde que Moscovo foi cortado do sistema financeiro internacional.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 mar 2022 8:15

Editado porAndre Amaral  em  26 nov 2022 23:27