Preços da oferta turística aumentaram 7,5% no 1º trimestre de 2022

PorSheilla Ribeiro,18 abr 2022 16:01

Os preços da oferta turística em Cabo Verde aumentaram, em termos homólogos, 7,5% no primeiro trimestre de 2022, resultado superior em 6,9 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, conforme dados do Instituto Nacional de Estatísticas.

Segundo o INE, a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 7,6%, 7,0 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior.

A esta variação correspondeu uma contribuição de 7,5 p.p. para a variação do IPT Total.

A componente do Alojamento que corresponde a 67,8% da despesa turística com especial destaque para os Hotéis que correspondendo a 64,5% da despesa turística total registaram uma contribuição positiva de 15,8 p.p., o mesmo que a do trimestre anterior.

Já a Restauração, cujo peso representa cerca de 31,1% da despesa turística, apresentou uma contribuição negativa de -0,7 p.p., o mesmo que o trimestre anterior.

Ainda segundo o INE, o movimento dos preços das dormidas em Hotéis (com uma contribuição de 15,8 p.p.), das pensões (estes com uma maior contribuição positiva de (0,01 p.p.) e das pousadas (com uma contribuição de 0,001 p.p.), foram completamente determinantes o resultado do IPT total.

“Uma componente do IPT apresentou contribuição de mesmo sentido à das restantes: Café bares e similares (0,3 p.p.). De notar ainda três componentes do IPT que apresentaram contribuições negativas: Restaurantes (-0,68 p.p.), e Aldeamentos Turísticos (-0,39 p.p.) e Hotéis Apartamentos (-0,09)”, lê-se.

O nível médio dos preços das restantes componentes manteve-se praticamente constante em relação ao trimestre homólogo.

Em termos trimestral, a taxa de variação no trimestre em análise foi de 7,6%, superior em 4,3 p.p. à registada no trimestre anterior em que se situara em 3,3%.

No mesmo trimestre do ano anterior verificara-se uma variação em cadeia positiva 6,9 p.p. à do quarto trimestre de 2020.

“Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento”, informou o INE.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior revela, um aumento dos preços dos Serviços de Alojamento.

Por exemplo, nos serviços prestados por Hotéis verificou-se um aumento dos preços (12,3%), Pousadas (4,0) Pensões (2,2%) e as Residenciais (0,2%). Nos serviços prestados pelos Hotéis-Apartamento e Aldeamentos Turísticos verificaram-se diminuições dos preços (respetivamente -14,6% e -1,7%). Os Restaurantes (0,2%) e Café Bares e Similares (0,4%) apresentaram aumento de preços. Nos restantes serviços turísticos registaram-se variações nulas face ao trimestre anterior.

Tópicos

INE IPT