Em conferência de imprensa, hoje, na Cidade da Praia, o vice-presidente do INE, Fernando Rocha, sublinhou que esta “evolução positiva” se deve à boa performance da indústria alimentar e da indústria de bebidas.
“A indústria de bebidas teve uma variação de 39,7% e a indústria alimentar teve uma evolução bastante positiva de 17,5%", destacou.
Segundo os dados do INE, o índice de preços na produção industrial aumentou 14,2% no primeiro trimestre de 2022 relativamente ao trimestre homólogo, mantendo- se influenciado pelo aumento dos preços da energia e das matérias-primas.
O INE indica ainda que esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento das indústrias de electricidade, gás, vapor, água quente e fria ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água, com aumentos de 30,0% e 26,4% respectivamente.
O índice relativo às secções das indústrias extractivas e transformadoras registaram variações de 0,0% e 4,8%, respectivamente, e o índice de volume de negócios apresentou uma variação de 33,8% face ao mesmo período do ano anterior.
Os dados do INE apontam que nas indústrias extractivas, registou-se uma variação do volume de negócios negativa, de 21,8%.
O volume de negócios na secção das indústrias transformadoras registou variação de 35,2% e as secções de electricidade, gás, vapor água quente e fria a ar frio e de tratamento e distribuição de água registaram variações face ao período homólogo de 36,9% e 19,3%, respectivamente.
No primeiro trimestre, a variação homóloga dos índices de Emprego e Horas Trabalhadas na indústria foi de 2,7% e 4,2%.
O relatório do INE informa ainda que a secção das indústrias extractivas registou variações em relação ao mesmo período do ano anterior negativas de 13% em relação ao índice de emprego, 10,8% em relação ao índice de horas trabalhadas.
Na secção das indústrias transformadoras, registou-se uma variação homóloga de 3,9% no índice de emprego e 3,1% no índice de horas trabalhadas. Nas secções de electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e de tratamento e distribuição de água foram registadas variações em relação ao mesmo período do ano anterior no índice do emprego de 1,2% e 3,1%.
No índice de horas trabalhadas registaram variações de 3,0% e 18,2%. No primeiro trimestre de 2022, a taxa de variação homóloga das remunerações na indústria foi de 7,4%.
Neste período, as indústrias extractivas e indústrias transformadoras registaram variações no índice de remunerações de 2,1% e 8,1%. As secções de eletricidade, gás, vapor água quente e fria a ar frio e de captação, tratamento e distribuição de água registaram variações de 2,5% e 26,0% respetivamente.