Preços da oferta turística aumentaram em termos homólogos 17,9% no 3º trimestre de 2023

PorSheilla Ribeiro,18 out 2023 10:05

No terceiro trimestre de 2023, a taxa de variação homóloga registada pelo índice de Preços Turísticos (IPT) foi de 17,9%, resultado superior em 1,3 ponto percentual (p.p.) face ao trimestre anterior, segundo revelou hoje o INE.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Estatísticas, a variação trimestral observada no terceiro trimestre de 2023 foi de 9,0 %, superior em 6,9 p.p. ao valor registado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 2,1%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.

No terceiro trimestre de 2022, esta variação tinha sido positiva e relativamente intensa (7,7%), situando-se 1,3 p.p. abaixo da atual.

A mesma fonte refere que a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 18,1%, correspondendo a um aumento em 1,3 p.p. relativamente ao trimestre anterior.

Nas ilhas de Boavista e São Vicente, registou-se aumentos dos preços relacionados ao alojamento e restauração, de 21,4% e 17,6%.

Já as ilhas de Sal e Santo Antão registaram, por sua vez, variações de 14,6% e 9,6%, respetivamente, e, em Santiago, registou-se uma variação de 9,5%.

As classes de Aluguer de Viaturas e de Serviços de Entretenimento e Cultura não registaram qualquer alteração nos respetivos preços, relativamente ao trimestre homólogo.

“Nota-se que os preços relativos aos Restaurantes registaram um aumento de 10,5% relativamente ao terceiro trimestre de 2022, e nas atividades de Cafés, Bares e Similares, o aumento de preços registado foi de 14,5%. Relativamente à atividade de alojamento, os preços dos serviços nos Aldeamentos Turísticos e Hotéis registaram aumentos de 56,9% e 20,3%, respectivamente”, lê-se.

Por seu turno, as Pousadas e Pensões registaram variações de 16,6% e 16,4%, e os Hotéis Apartamentos registaram um aumento de 12,8%. Nas Residenciais, registou-se um aumento, ainda que relativamente mais brando, na ordem dos 7,8%.

A taxa de variação no trimestre em análise foi de 9,0%, superior em 6,9 p.p. à registada no trimestre anterior, em que se situara em 2,1%.

No mesmo trimestre do ano anterior, verificara-se uma variação em cadeia (trimestral), de 7,7%.

“Estes resultados são a consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente de Alojamento”, diz o INE.

Concretamente, a variação deste trimestre face ao anterior, revela um aumento dos preços nos Serviços do Alojamento, com principal destaque para os Aldeamentos Turísticos e Hotéis, (28,8%) e (13,2%).

Quanto aos serviços prestados pelos Hotéis-Apartamentos e Pensões, também se verificou aumentos dos preços (1,1% e 0,5%, respectivamente).

Nos restantes serviços turísticos, registaram variações nulas face ao trimestre anterior.

A nível das Ilhas, todas apresentaram variações trimestrais de sinal positivo (respcetivamente, Boavista, 14,1%, Sal, 3,8%, Santiago, 0,6%, São Vicente, 0,3%, Santo Antão, 0,1%), que determinaram fortemente o movimento do IPT Nacional.

Autoria:Sheilla Ribeiro,18 out 2023 10:05

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28