Presidente do Banco Mundial alerta para consequências graves da guerra em Israel

PorExpresso das Ilhas, Lusa,24 out 2023 9:19

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, advertiu hoje que a guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas corre o risco de ter consequências económicas graves.

“Penso que o que está a acontecer em Israel e em Gaza (…) terá um impacto grave no desenvolvimento económico”, afirmou Banga, durante uma conferência de investidores em Riade, na Arábia Saudita.

“Penso que estamos num momento muito perigoso”, acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

Comandos do Hamas realizaram um ataque sem precedentes em Israel em 07 de outubro, a que se seguiu a retaliação israelita com o cerco total da Faixa de Gaza e bombardeamentos constantes contra o território.

As autoridades israelitas dissertam que os ataques do Hamas mataram mais de 1.400 pessoas e que o grupo palestiniano raptou 220 israelitas e estrangeiros, que mantém como reféns na Faixa de Gaza.

O Hamas, que governa Gaza desde 2007, disse que os bombardeamentos israelitas mataram mais de cinco mil pessoas, incluindo mais de duas mil crianças.

Israel, Estados Unidos e União Europeia consideram o Hamas como uma organização terrorista.

O presidente do Banco Mundial está em Riade para participar na conferência anual da Iniciativa de Investimento no Futuro, muitas vezes referida como “Davos do deserto”, numa referência à reunião realizada na Suíça.

Mais de seis delegados participam no fórum de três dias, incluindo os dirigentes dos principais bancos e empresas mundiais, e os presidentes da Coreia do Sul, do Quénia e do Ruanda, segundo os organizadores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,24 out 2023 9:19

Editado porAndre Amaral  em  24 out 2023 17:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.