TACV volta a ligar Praia e Sal

PorSheilla Ribeiro,25 out 2023 12:53

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que opera com o nome comercial de Cabo Verde Airlines, anunciou hoje a retoma dos voos entre Praia e Sal a partir de 3 de Novembro com duas frequências semanais.

No anúncio feito na página do Facebook da companhia, a CVA informou que os voos serão feitos no Boeing da empresa.

“Os voos têm início no dia 3 de Novembro, com partida na sexta-feira às 19:25 e o regresso será aos domingos pelas 17:15, hora local”, lê-se.

A transportadora aérea nacional deixou de realizar voos domésticos em Agosto de 2017.

Esses voos passaram a ser garantidos apenas pela espanhola Binter, que após a crise provocada pela pandemia de covid-19 deixou o arquipélago, vendendo a maioria do capital social da operadora Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) à angolana Bestfly, que opera as ligações domésticas desde Maio de 2021.

Em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da TACV por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da Cabo Verde Airlines) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

Entretanto, na sequência da paralisação da companhia durante a pandemia de covid-19, o Estado assumiu em 06 de Julho de 2021 a posição de 51% na TACV, alegando vários incumprimentos na gestão a cargo dos investidores islandeses e dissolveu de imediato os corpos sociais.

Desde Dezembro de 2021 que a empresa retomou a ligação Praia-Lisboa, alargadas em 2022 da capital portuguesa também às ilhas do Sal e de São Vicente.

Em Julho, a TACV retomou as operações no mercado francês e prevê retomar os voos para Boston e Brasil ainda este ano.

Autoria:Sheilla Ribeiro,25 out 2023 12:53

Editado porSara Almeida  em  2 mai 2024 23:28