Preços dos produtos importados aumentaram 0,8% em Dezembro

PorExpresso das Ilhas,22 jan 2024 10:39

Os preços dos produtos importados aumentaram 0,8% em Dezembro de 2023, valor superior em 2,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo dados do INE revelados hoje.

Conforme o Instituto Nacional de Estatísticas, em Dezembro de 2023, o Índice de Preços da Importação situou-se em 139,4, tendo registado um acréscimo de 0,8% relativamente ao mês anterior.

Já os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 0,7% e 1,0% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

“O aumento dos preços ocorreu nas seguintes categorias de grupos: “Bens de Consumo” (4,5%): justifica-se com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (4,0%) e de “produtos alimentares transformados” (4,5%); “Bens de capital” (1,7%): deve-se à subida de preços de “máquinas” (6,4%)”, lê-se.

A mesma fonte informa que a diminuição foi registada nas categorias: Bens Intermédios” (-3,2) explicada essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para a construção” (-3,5%) e de “partes para máquinas” (-27,9%). Essa diminuição foi atenuada com o aumento dos preços de “outros produtos transformados” (16,8%).

A descida dos “Combustíveis” (-0,5%) prende-se com a descida da única subcategoria, denominada “Combustíveis” (-0,5%).

Em Termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 12,3%, relativamente ao mês de Dezembro de 2022.

Ainda de acordo com o INE, comparativamente ao mês de Dezembro de 2022, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 12,3% e 12,1%, respectivamente.

No que se refere aos Índices de Preços da Exportação, no mês de Dezembro de 2023, situou-se em 122,2, correspondendo a um acréscimo de 2,3% face ao mês anterior.

Por sua vez, os índices subjacente e volátil na exportação registaram acréscimos de 2,9% e 0,6% respetivamente, face ao registado no mês anterior e em termos homólogo fixou-se em 9,3%.

Comparativamente ao mês de Dezembro de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 10,1% e 7,4%, respcetivamente.

No que tange aos Índices de Termos de Troca, em Dezembro, situou-se em 87,7, registando-se um aumento de 1,5%, comparativamente ao mês anterior e em termos homólogos registou uma variação de -2,6%.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 jan 2024 10:39

Editado porSara Almeida  em  1 mai 2024 23:28