Emprofac regista crescimento nos lucros e planeia introduzir novas tecnologias e medidas estratégicas ainda este ano

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 ago 2024 14:19

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac), registou um “crescimento significativo” nos lucros referentes ao exercício económico de 2023, e planeia introduzir novas tecnologias e medidas estratégicas para garantir um desempenho cada vez mais sólido.

Os resultados da gestão financeira da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos foram apresentados hoje à imprensa, pelo conselho de administração da Emprofac, liderado por João Pedro Spencer, para quem a empresa farmacêutica, mantém a liderança no sector, embora tenha perdido o monopólio com a entrada de um novo distribuidor a grosso, a Sodimar, que opera uma rede de 21 farmácias.

Destacando os resultados financeiros de 2023, o administrador João Spencer atestou que os números revelam um volume de vendas superior a dois mil milhões de escudos e um resultado líquido positivo de 171 milhões de escudos, cifras que representam um “crescimento significativo” nos lucros em relação ao ano anterior, com um aumento conforme indicou, de mais de trinta milhões de escudos, apesar de um “ligeiro decréscimo nas vendas.

“O ano de 2023 foi marcado por desafios significativos para a Emprofac, particularmente pela perda do monopólio no mercado de medicamentos, devido à entrada de um novo distribuidor a grosso. Contudo, a Emprofac demonstrou resiliência e capacidade de adaptação, mantendo a sua posição de liderança no sector”, concretizou.

A mesma fonte explicou, entretanto, que este crescimento dos resultados foi impulsionado pela melhoria da gestão de inventários, redução de perdas associadas à inutilização de medicamentos, que ultrapassaram a validade, e ajustamentos nos inventários.

“Estes factores combinados permitiram a Emprofac reforçar a sua posição de liderança no mercado farmacêutico de Cabo Verde mesmo diante de desafios significativos”, considerou, comentando que a entrada de uma nova operadora no sector foi um teste à capacidade de adaptação da Emprofac, que, através de “estratégias eficazes” conseguiu manter a sua liderança no sector.

“A nossa resiliência e capacidade de inovação foram cruciais para superar este desafio e continuar a servir a população cabo-verdiana com produtos de qualidade”, enfatizou, desenhando novas perspectivas e estratégias para 2024.

Nesta medida, João Spencer conta que a Emprofac, empresa com 45 anos de história, comprometida com a importação e distribuição de medicamentos e produtos de saúde de qualidade em todo o território nacional, planeia consolidar as mudanças implementadas em 2023, focando-se no fortalecimento da cultura organizacional e na introdução de novas tecnologias, bem como execução de medidas estratégicas para garantir um “desempenho sólido” no próximo exercício económico.

Destas medidas, destacam-se, nomeadamente a introdução de inovações na gestão de inventários, compras e vendas, diversificação da oferta de produtos na cadeia de valor da saúde, personalização na gestão das relações com os clientes, optimização dos processos internos, entre outras.

“Continuamos a ser um pilar fundamental no sector da saúde em Cabo Verde, mantendo sempre o foco na excelência e na melhoria contínua”, concluiu, admitindo que o sucesso da Emprofac depende do empenho e dedicação de todos os seus colaboradores, estendendo também agradecimentos aos parceiros que, ao longo dos anos, conforme disse, têm confiado na Emprofac.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 ago 2024 14:19

Editado porAndre Amaral  em  17 out 2024 23:25