Segundo o chefe de Estado, os que gerem as empresas devem apresentar resultados aos acionistas, para que sector da auditoria e da contabilidade ganhe uma dimensão fundamental a nível da gestão das empresas.
Outra questão abordada pelo Presidente diz respeito às mudanças tecnológicas. “A inteligência artificial tem um impacto disruptivo em tudo", lembrou.
Por seu turno, o bastonário da Ordem Profissional de Auditores e dos Contabilistas de Cabo Verde (OPACC), Francisco Sebastião Teixeira, destacou a necessidade de continuar a trabalhar com “dedicação” para acompanhar os novos desafios e as novas oportunidades que as transformações impostas pela economia digital ditam ao exercício da nossa profissão.
“Se é certo que a OPACC tem a obrigação de criar as condições para que o desenvolvimento profissional contínuo se faça, também em relação aos temas aqui abordados, cabe sem dúvidas a cada um de nós cuidar para que dediquemos o tempo necessário”, disse, apelando aos profissionais a aprofundar as questões abordadas no congresso.