Segundo um comunicado do INE, os resultados das Estatísticas da Conjuntura aos Agentes Económicos, referente ao 4º trimestre de 2025, revelaram que a conjuntura económica é favorável. Comparativamente ao trimestre anterior, o indicador do clima manteve a tendência ascendente, traduzindo um ligeiro aumento do ritmo de crescimento económico em relação ao 4º trimestre de 2024.
O diagnóstico favorável resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários dos sectores do comércio em estabelecimento, turismo, construção, comércio em feira, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares aos transportes.
No comércio em estabelecimento, o indicador de confiança continuou a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando-se acima da média da série. Os empresários apontaram o absentismo do pessoal ao serviço e outros factores como principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da actividade, mas ainda assim a conjuntura é favorável.
No turismo, de acordo com o INE, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do trimestre anterior, registando uma evolução negativa, embora se mantenha acima da média da série. A conjuntura no sector é igualmente considerada favorável.
Em comparação com o trimestre homólogo, o indicador apresentou um aumento. Entre os principais obstáculos identificados estão a dificuldade em encontrar pessoal com formação, o absentismo do pessoal ao serviço e outros factores.
Referente ao sector da construção, o indicador de confiança também contrariou a tendência ascendente do trimestre anterior, mantendo-se, no entanto, acima da média da série. A conjuntura é classificada como favorável. Os principais constrangimentos referidos pelos empresários foram o excesso de burocracia, o nível elevado da taxa de juros e a dificuldade na obtenção de crédito.
O comércio em feira registou uma tendência ascendente do indicador de confiança em relação ao mesmo período de 2024, situando-se acima da média da série. A conjuntura neste sector é igualmente considerada favorável.
Na indústria transformadora, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, posicionando-se acima da média da série. A conjuntura é favorável. As dificuldades apontadas pelos empresários incluem elevado absentismo do pessoal ao serviço, falta de mão de obra e outros factores.
Já nos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança continuou a tendência ascendente, situando-se acima da média da série. A conjuntura é favorável neste trimestre. Os principais obstáculos identificados foram a dificuldade em encontrar pessoal qualificado, a concorrência e outros fatores.
homepage








