Três estabelecimentos suspensos na Praia por falta de condições de higiene

PorSheilla Ribeiro,27 ago 2026 14:56

A Inspeção Geral das Actividades Económicas (IGAE) informou hoje que três estabelecimentos de venda de produtos alimentares foram temporariamente suspensos, na sequência de uma operação conjunta com a Polícia Nacional e a Polícia Municipal, realizada nos bairros de Achada Santo António e Fazenda, na cidade da Praia, devido a graves falhas nas condições de higiene que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

A operação, programada pelo Comando Regional Santiago Sul e Maio, fiscalizou cerca de duas dezenas de estabelecimentos de comércio a retalho. Segundo as autoridades, as condições encontradas em alguns dos espaços representavam riscos para a saúde dos consumidores.

Durante as ações de fiscalização, que decorreram até ao início da noite, foram ainda apreendidos produtos fora do prazo de validade, bebidas alcoólicas sem selo fiscal e aguardente de produção ilegal, conhecida como “garrafinha”.

As autoridades detetaram igualmente outras irregularidades, nomeadamente a falta de afixação de preços e de horários de funcionamento, ausência de alvará, falta de cartões de sanidade, incorreta manipulação de géneros alimentícios e falta de rotulagem.

Foram também identificados estabelecimentos com presença de pragas, falta de ventilação, sobrelotação, acumulação de lixo e funcionários sem formação adequada, além da comercialização de produtos proibidos.

A IGAE apela aos operadores económicos para que cumpram as exigências legais aplicáveis ao exercício das suas atividades, alertando que o incumprimento pode colocar em risco a saúde dos consumidores e resultar em penalizações previstas na lei.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,27 ago 2026 14:56

Editado porSara Almeida  em  27 ago 2026 17:28

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.