Destaques da edição 837, de 13 de Dezembro

PorExpresso das Ilhas,13 dez 2017 8:12

1

​Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com uma entrevista a Wladimir Brito, a propósito dos 25 anos da Constituição da República de Cabo Verde.

“Esta é uma Constituição de dignidade e liberdade da pessoa humana”. Para Wladimir Brito, autor da Constituição da República de Cabo Verde, há princípios sagrados que devem guiar os povos e as nações: a dignidade e a liberdade.” Numa entrevista que tem como ponto de partida os 25 anos da Magna Carta, faz-se o balanço e olham-se algumas questões da actualidade nacional. Temas que extravasam o texto constitucional, mantendo porém a conexão que as grandes questões da Nação têm umbilicalmente com a Constituição. Dos referendos, ao corporativismo dos juízes, passando pela regionalização e terminando no Crioulo, esta longa conversa serviu ainda para evocar memórias do nascimento de uma Constituição.

Também neste número, o negócio do audiovisual: Green Studio quer exportar conteúdos de Cabo Verde para o mundo. Há mercado – 1,6 biliões de pessoas que vivem em África, mais uma diáspora de 200 milhões de cidadãos espalhados pelo mundo; há indústria – como Nollywood, o cinema nigeriano, que produz mais filmes por ano que a própria Hollywood; falta o elo que ligue um à outra e a empresa cabo-verdiana quer ocupar esse espaço. A companhia de audiovisual e publicidade tem feito correr muita tinta nos últimos dias, principalmente depois da aquisição de um terreno em Palha Sé, na Praia, ter vindo a público (apesar do negócio já ter meses). Mas vai fazer correr muita mais. Na verdade, a Green Studio não quer construir um parque de raiz, quer construir três, com os outros dois a situarem-se nas ilhas do Sal e de São Vicente.

O Orçamento de Estado do próximo ano é outro dos destaques: Direitos de importação vão mesmo aumentar. Governo fez valer a sua vontade e conseguiu aprovar, no parlamento, o artigo 26 do Orçamento do Estado que prevê a alteração dos direitos de importação sobre os lacticínios e sumos de fruta. Medida, diz o ministro das Finanças, vai estar sujeita a uma avaliação anual. UCID votou contra.

Amadeu Oliveira denúncia “desvios” dos magistrados, STJ diz que advogado está a agir em retaliação. Análise de vinte processos-crime, diz Amadeu Oliveira, permitiu verificar a prática de “desvios”, advogado fala em“inserção de falsidades dentro dos processos, manipulação inconstitucional dos prazos de prisão preventiva, mantendo presumíveis inocentes na cadeia de forma artificial, fraudes processuais para prejudicarem empresas em largos milhares de contos”. Supremo Tribunal de Justiça, em comunicado, diz que Amadeu Oliveira está a agir em retaliação por causa das “decisões que não têm sido do seu agrado”, no âmbito de processo em que “ele tem interesse directo”.

Governo quer modernizar Guarda Costeira. A decisão tinha sido anunciada após a reunião do Conselho de Ministros realizado na manhã de quinta-feira e foi apresentada publicamente pelo ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares na passada sexta-feira. Governo quer equipar a Guarda Costeira com um navio polivalente logístico, dois navios de fiscalização oceânica, três navios de patrulha costeira, seis lanchas de intervenção rápida e seis embarcações semi-rígidas para além de meios terrestres e aéreos.

Na cultura, Moacyr Rodrigues: Sem a dança, candidatura da morna a Património da Humanidade vai falhar. Sem construir a história da morna, a obra não deixa de porém ser um passo na direcção da sua consagração como Património Imaterial da Humanidade. Com o livro “A Morna – O Papel da morna na construção da identidade nacional de Cabo Verde”, o professor Moacyr Rodrigues acredita ter encurtado o caminho, mas a própria morna precisa de andar acompanhada da dança se quer este título. As suas raízes estão fincadas na polka, estilo trazido por judeus.

No interior, a opinião de César Monteiro, Alcides Brito: O braço da liberdade; de Américo Medina, O hub aéreo; e de Adriana Carvalho, A lei fundamental da educação cabo-verdiana vai completar 27 anos no fim do mês.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 dez 2017 8:12

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 dez 2017 17:49

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.