Edição 860 - 23 de Maio

PorExpresso das Ilhas,23 mai 2018 8:53

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Germano Almeida Prémio Camões 2018: “Não considero que isto tenha feito reconhecer mais o valor daquilo que escrevo”.

Nove anos depois de Arménio Vieira e 30 anos depois da sua instituição, Germano Almeida é laureado com o Prémio Camões, tido como o mais importante da literatura em Língua Portuguesa. Um dia depois da boa nova (ontem), conversamos com o escritor que, igual a sí próprio, brinda-nos com o seu humor, faz revelações, esquece-se do nome dos seus livros e do que já escreveu neles, opina desassombradamente sobre a actualidade política e conta histórias. Ou estórias. Com personagens, diálogos e tudo.

Também neste número, Governo quer apurar responsabilidades: Navio com migrantes africanos terá saído de Cabo Verde. O catamarã 'Rossana' terá saído de Cabo Verde no passado dia 16 ou 17 de Abril, relataram os migrantes à Polícia Federal brasileira depois de serem resgatados no mar a cerca de 100 km da costa do Estado do Maranhão. A bordo seguiam 25 passageiros oriundos da Serra Leoa, Nigéria, da Guiné e do Senegal. A comandar o navio estavam dois homens de nacionalidade brasileira. Ao Expresso das Ilhas o ministro dos Negócios Estrangeiro, Luís Filipe Tavares garantiu que "o governo vai abrir um inquérito para apurar as responsabilidades neste caso".

Loide Monteiro, PCA da Loid Engenharia: “Empresas têm que conhecer os mercados antes de pensar na internacionalização”. Em 2011, a Loid Engenharia associou-se a empresários angolanos e nesse país desenvolveu durante cinco anos trabalhos em consultorias na área de desenvolvimento sustentável, em Luanda, Benguela e Huambo. Dessa experiência, a Loid Engenharia trouxe o conceito de Smart Cities, ou cidades inteligentes, cujo projecto para a Cidade da Praia, em parceria com a CMP e a AJEC foi lançado na passada semana. Nesta entrevista a PCA da Loid Engenharia fala-nos desse concurso de ideias que pretende transformar a Praia numa Smart City até 2025. Loide Monteiro tece também algumas considerações sobre os constrangimentos e as chances de internacionalização de empresas cabo-verdianas

25 de Maio Dia de África: Um continente a crescer, mas muito lentamente. Optimismo, mas sem exageros. A economia africana deve crescer este ano e ainda mais no próximo, muito com a ajuda da subida do preço do petróleo. No entanto, há riscos e desafios pela frente. O principal risco: a elevada dívida pública dos países africanos. O principal desafio: a necessidade de electrificar o continente. Estes são os dados do último Africa’s Pulse, publicação semestral do Banco Mundial.

Presidente da República defende: Praia deve apoiar os outros concelhos de Santiago. Chefe de Estado defende a criação de uma estratégia de cooperação entre a Praia e os concelhos do interior, nomeadamente a nível de apoio financeiro, assistência técnica e assessoria, por forma a desenvolver os restantes municípios de Santiago. Para Jorge Carlos Fonseca, desenvolver toda a ilha irá evitar o êxodo rural, libertando a capital dos desafios da migração, e contribuir de uma forma geral para o desenvolvimento económico da Praia.

Parlamento: Pacto de regime para a segurança à vista? O PAICV quer estabelecer um pacto de regime sobre a segurança em Cabo Verde. Um pacto que “ultrapasse interesses partidários, que ultrapasse ciclos políticos que são sempre transitórios”, defendeu Janira Hopffer Almada durante uma intervenção que fez no período antes da ordem do dia desta sessão parlamentar. Em resposta, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Elísio Freire, deu a entender que pode haver interesse do governo em estabelecer esse pacto uma vez que “esta questão é um acto de bom senso, pena é termos de esperar quase dois anos para acontecer”.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Na loja do alfarrabista; e de Lourenço Gomes, Cinema do Plateau: uma alternativa de lazer na cidade desde os anos 50 do século XX.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,23 mai 2018 8:53

Editado porAndre Amaral  em  23 mai 2018 15:49

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.