Destaques da edição 872

PorExpresso das Ilhas,14 ago 2018 0:34

1

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Helena Semedo: Gostava de ver uma mulher na presidência da República de Cabo Verde.

Em Abril de 2013, Helena Semedo era escolhida para directora-geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), com a coordenação da área dos Recursos Naturais. Helena Semedo, que desde 2009 já era assistente do director-geral da organização e representante para África. Antes, trabalhou em diversos departamentos do Estado e entrou para o Governo de Cabo Verde em 1991, como secretária de Estado e, posteriormente, como ministra responsável pelas pastas ligadas à pesca, mar, agricultura e recursos naturais. Como explicou há cinco anos o director-geral da FAO, José Graziano da Silva: "no processo de selecção para o cargo, a FAO procurava uma personalidade com um bom conhecimento técnico e com visão. A experiência no terreno foi considerada uma mais-valia, bem como a colaboração e experiência regionais". Agora, a cerca de um ano e meio do fim do mandato, Helena Semedo fala com o Expresso das Ilhas sobre os desafios que o mundo enfrenta, as soluções que se procuram, os objectivos que devem ser alcançados. E fala também do futuro depois de sair da FAO.

Também neste número, Praias de Cabo Verde sem análises de qualidade. Apesar do país já ter uma legislação referente às Águas Balneares e que regula a análise laboratorial para fins de qualificação da água das praias, há dois anos que esta prática foi interrompida. A Direcção Nacional do Ambiente prevê ainda este ano retomar a recolha de amostras e monitoração da qualidade da água das principais praias de Cabo Verde.

Literacia Literária e Cultural une Açores e Cabo Verde. Terminou no Domingo, em Tarrafal de Santiago, a primeira fase do projecto Literacia Literária e Cultural promovido por um grupo de voluntários oriundos dos Açores. Um dos resultados de cerca de uma semana de actividades é a parceria estabelecida com a ACRIDES que deverá brevemente levar elementos da associação ao arquipélago português.

Cabo Verde reforça presença na Equal Rights Coalition pelos direitos LGBTI. O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) participou recentemente na Conferência Global sobre Direitos Humanos LGBTI e Desenvolvimento Inclusivo promovido pela Equal Rights Coalition (ERC). Do encontro sai o compromisso de apoiar as organizações LGBTI de forma mais intensa.

Decidido valor da Taxa de Segurança Aeroportuária. Taxa de Segurança Aeroportuária vai custar 150$00 para os voos internos e 3400$00 para os voos internacionais e será suportado pelos passageiros. Medida integra novo regime jurídico de entrada, permanência e saída do país, publicado no Boletim Oficial desta segunda-feira.

No interior, a opinião de José Rosário, Mindelo é “espinha dorsal” do desenvolvimento de Cabo Verde; e de Arsénio de Pina, a terceira parte de Como fiz o que pude como João Semana nas ilhas cabo-verdianas.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 ago 2018 0:34

Editado porDulcina Mendes  em  15 ago 2018 8:46