Destaques da Edição 918

PorExpresso das Ilhas,3 jul 2019 5:12

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao Cabo Verde Investment Forum: Ponto de encontro de projectos e financiamento

Esta quarta-feira marca o último dos três dias do Cabo Verde Investment Forum (CVIF 19), no Sal, uma plataforma para facilitar negócios, permitir parcerias e mobilizar recursos para o Sector Privado, colocando em contacto empresários, investidores e instituições financeiras públicas e privadas. O principal objectivo do CVIF19 é acelerar os investimentos dos sectores financeiros privado e público e dos investidores privados na implementação de projectos que conduzam ao crescimento económico sustentável e à criação de emprego. Ao mesmo tempo, o Governo quer promover Cabo Verde como um destino de investimento e negócio em áreas como o turismo, infra-estruturas, energias renováveis, economia marítima, indústrias criativas, agro-negócio e tecnologias de comunicação.

Também neste número, a entrevista com José Luís Santos, presidente da Câmara Municipal da Boa Vista: “ O turismo só poderá afirmar-se na Boa Vista com melhores condições no sector da saúde”. Boa Vista tem um enorme potencial turístico e dentro de poucos anos irá destronar a ilha do Sal. Entretanto se não forem criadas e melhoradas algumas condições em sectores-chave o desenvolvimento turístico da ilha ficará constrangido e condicionado. Uma destas condições, como afirma José Luís Santos nesta entrevista, é a construção de um hospital adequado à dimensão da ilha não só para diminuir o número de evacuações inter-ilhas, como também para permitir que os operadores possam se sentir mais seguros quando fazem um investimento. A questão dos assentamentos informais e as medidas que a câmara municipal em parceria com o governo vem tomando para a reabilitação desses assentamentos é outro tópico desta entrevista. A pouco mais de um ano do término do mandato o edil boa-vistense anuncia que gostaria de contar com o apoio do seu partido para a sua recandidatura, “mas caso eu não poder contar com esse apoio, vou assumir mais uma candidatura independente”, adverte.

Chamada de capa para, Os desafios de ser empresário na Brava. É conhecida como a ilha das flores e descrita como sendo um encanto de lugar. Brava é a ilha mais pequena de Cabo Verde e a mais isolada também. Até ao Fogo são apenas 17 quilómetros de mar, mas é a curta distância de mais difícil travessia em todo o arquipélago, como escreveu Eugénio Tavares: “da Brava para qualquer ponto os ventos são sempre de proa, o mar é sempre picado, as correntes sempre contrárias, o céu sempre toldado e prenhe de ameaças”. Neste contexto, ser empresário é ter de enfrentar todo um oceano de desafios. O presidente da Câmara do Comércio do Sotavento, Jorge Spencer Lima, diz ao Expresso das Ilhas que os investidores bravenses são uns “verdadeiros heróis nacionais”.

“Uso de Opiáceos: Uma pandemia do século XXI”. O aumento preocupante do tráfico de opióides sintéticos na África Ocidental tem sido apontado por diferentes estudos nos últimos anos. Também o Relatório Mundial sobre as Drogas 2019, apresentado na semana passada reforça essa preocupação, e fala em crise no oeste, centro e norte da África. O Tramadol lidera na região, num momento em que as apreensões desta droga atingem recordes a nível global. Em Cabo Verde falta informação e estudos sobre o uso deste medicamento, legal por prescrição médica, e não parece haver indícios de “crise”. Contudo, o país deve estar atento e continuar a apostar na prevenção, avisam os especialistas.

Destaque ainda para, “INPS aumenta comparticipações e facilita procedimentos para pensões e baixas”. O Instituto Nacional de Previdência Social actualizou várias portarias, aumentando comparticipações em áreas que vão dos dispositivos ópticos à fisioterapia. Também houve mexidas nas baixas médicas e pensões de invalidez, facilitando-se, por um lado, procedimentos, mas aumentando, por outro, a fiscalização. Conheça as novidades.

Na Cultura: “Vera Duarte e Susana Duarte num “djunta-mon” para promover Cabo Verde”. “Cabo Verde – Um Roteiro Sentimental, Viajando pelas Ilhas de Sodad, do Sol e da Morabeza” é título de uma obra que surgiu das mãos de duas mulheres, Vera Duarte e Susana Duarte que reuniram neste livro histórias de cada ilha de Cabo Verde.

No interior, a opinião de Minarvino Filomeno Silva Furtado, Inflação: subida de preços; e de Adriana Carvalho, Histórias da educação na literatura (V). 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 jul 2019 5:12

Editado porAntónio Monteiro  em  3 jul 2019 18:06

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.