Em Cabo Verde, o mar é mais do que uma paisagem ou um horizonte longínquo – é memória, sustento e futuro. Desde sempre, o oceano moldou a forma de viver e de pensar das ilhas, determinou rotas e encontros, e continua hoje a ser a principal referência da identidade cabo-verdiana. É nele que se espelha a história de um povo insular que aprendeu a ler o vento, a viver das marés e a enfrentar a incerteza das ondas com resiliência e engenho. É neste contexto que surge o Ocean Summit 2025, a realizar-se a 7 de Novembro, em São Vicente, sob o tema “Literacia do Oceano e Participação das Comunidades Costeiras”. O encontro propõe-se aprofundar o diálogo entre ciência, economia e cidadania, aproximando o conhecimento académico da sabedoria das comunidades que vivem do e com o mar. Neste episódio do podcast Vozes e Histórias, o convidado é Paulo Veiga, presidente da Fundação Carlos Albertino Veiga e ex-ministro da Economia Marítima, que se tem dedicado à valorização do oceano como eixo estratégico de desenvolvimento sustentável. Com ele, navegamos entre o passado e o futuro, para redescobrir o mar não apenas como território físico, mas como espaço de identidade, inovação e esperança para Cabo Verde.
Também em destaque a reportagem sobre os riscos dos investimentos online.
É cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que dizem ter descoberto uma forma fácil de multiplicar o dinheiro através da internet. O sistema, apresentado como um investimento em criptomoedas, promete duplicar ou até quadruplicar o valor aplicado num mês, com um investimento mínimo de 50 mil escudos. A cada novo participante convencido a entrar, os ganhos parecem aumentar. Mas, afinal, do que se trata este investimento? Foi o que fomos saber…
Também na capa desta semana damos destaque a mais uma edição da Cabo Verde Ocean Week que decorre em Mindelo.
Desenvolvimento de competências, prioridade a sectores “de muito alto crescimento”, salvaguarda da diversidade entre ilhas. A Ocean Week deixa pistas sobre o futuro da economia azul.
Espaço também para a segurança marítima nesta edição do Expresso das Ilhas.
Cabo Verde recebeu esta terça-feira duas novas embarcações para reforço da sua capacidade de vigilância marítima. A entrega foi feita no quadro do programa Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS), que visa aumentar a segurança no Golfo da Guiné.
Novembro é mês de apresentação e discussão do Orçamento do Estado para 2026 e, esta semana, trazemos-lhe a análise feita pelo Conselho de Finanças Públicas ao Orçamento do Estado para o próximo ano. O CFP considera o documento coerente com os princípios da responsabilidade e sustentabilidade orçamental, mantendo o equilíbrio entre consolidação fiscal, estabilidade macroeconómica e protecção social. No entanto, sublinha, persistem riscos orçamentais que continuam a exigir o reforço de uma gestão prudente, bem como a implementação de reformas estruturais. CFP critica também falta de cooperação do Ministério das Finanças.
Destaque ainda para o estudo Future Migration as Present Fact (FUMI, que se pode traduzir por migrações futuras como facto actual). Este é um projecto de investigação sobre migração que ainda não aconteceu. Aborda a migração como uma possibilidade futura imaginada e examina os papéis que pode desempenhar na vida e nos sonhos das pessoas. A investigação centra-se nos jovens adultos de três cidades da África Ocidental e Mindelo foi uma das escolhidas.
Na opinião há para ler o artigo ’22 factos económicos apenas que desmontam a actual corrente negacionista em Cabo Verde’ escrito pelo economista Benvindo Rodrigues; ‘Cabo Verde, Uma Data Island No Atlântico’, escrito por Luís Carlos Silva; e ‘Água - um recurso estratégico para o desenvolvimento sustentável’ de Armindo Duarte
homepage






