Saturno está a perder os anéis

PorExpresso das Ilhas,1 jan 2019 6:09

​Dados recolhidos pelas missões Voyager, no início dos anos 1980, confirmados por novas observações feitas pela sonda Cassini, dão aos anéis uma “esperança de vida” de 100 milhões de anos, diz a NASA.

Os anéis de Saturno, que fazem deste planeta um dos mais emblemáticos do sistema solar, estão a desaparecer a um ritmo que confirma “o pior cenário” projetado pelas observações realizadas pelas sondas Voyager 1 e 2 no início da década de 1980. A informação foi avançada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), segundo a qual os anéis estão a ser atraídos para a atmosfera pela gravidade, sob a forma de pequenas partículas de gelo.

“Estimamos que esta ‘chuva de anéis’ esteja a extrair uma quantidade de produtos de água que chegaria para encher uma piscina olímipica em menos de meia hora”, disse James O’Donoghue, do Centro de Voo Goddard, da NASA, em Greenbelt, Maryland.

“Tendo em conta apenas esta informação, todo o sistema de anéis poderá ter desaparecido em 300 milhões de anos, mas se juntarmos a isso o material dos anéis que a sonda Cassini detetou a cair no equador de Saturno, os anéis poderão ter menos de cem milhões de anos de vida”.


Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 891 de 24 de Dezembro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 jan 2019 6:09

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 set 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.