Ursos polares invadem ilhas russas e atacam humanos

PorExpresso das Ilhas,19 fev 2019 6:32

​Autoridades locais declararam estado de emergência no arquipélago de Nova Zembla, situado no Oceano Árctico, devido a ataques de ursos polares aos habitantes, avança o jornal Público.

Dezenas de ursos polares invadiram o arquipélago russo de Nova Zembla, no Oceano Árctico, levando as autoridades a declararem estado de emergência.

Fugidos do degelo e em busca de comida, os ursos invadiram as ilhas russas onde residem alguns milhares de habitantes. Foram registados casos de ataques a pessoas e invasão de edifícios públicos e residenciais, segundo as autoridades de Nova Zembla, citadas pela estação BBC. Os ursos polares são uma espécie ameaçada, pelo que, de acordo com a legislação russa, a caça e abate destes animais é proibida.

O nível de ameaça na região terá aumentado quando os ursos começaram a perder o medo das patrulhas policiais e dos métodos usados para os afugentar. Como consequência, o abate poderá vir a ser a única solução segundo as autoridades locais.

Nas redondezas do maior povoado do arquipélago, Belushya Guba, terão sido já avistados um total de 52 ursos. Vigansha Musin, chefe da administração local, anunciou que mais de cinco ursos foram encontrados no território ocupado pelas tropas militares daquela região, onde se situa a base da força aérea.

“As pessoas estão assustadas, com medo de abandonarem as suas casas, as suas rotinas diárias estão a ser comprometidas, e os pais não estão dispostos a deixarem os seus filhos ir para a escola ou para os jardins-de-infância”, explicou o vice-presidente da autarquia, Alexander Minayev.


Citado pelo Público


Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 898 de 13 de Fevereiro de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 fev 2019 6:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 fev 2019 6:32

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.