China divulga novas imagens de Marte

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2021 7:51

A Administração Espacial da China divulgou hoje novas imagens de Marte, capturadas pela sonda Tianwen-1, que entrou na órbita do planeta vermelho em Fevereiro, estando prevista a colocação de um veículo robotizado na superfície marciana em Maio.

As autoridades divulgaram três fotografias, duas delas pancromáticas, capturadas com uma câmara de alta resolução, e tiradas de uma distância de entre 330 e 350 quilómetros acima da superfície de Marte, informou a cadeia televisiva estatal CCTV.

As imagens mostram a superfície do planeta e a sua morfologia, incluindo pequenas crateras, cristas e dunas.

O diâmetro da maior cratera registada nas imagens é de cerca de 620 metros, acrescentou a agência noticiosa oficial estatal Xinhua.

Uma terceira imagem a cores, também divulgada hoje, foi tirada por uma câmara de média resolução e captura a região do polo norte do planeta vermelho.

A ANEC divulgou anteriormente dois vídeos, de pouco menos de um minuto cada, feitos quando a Tianwen-1 entrou na órbita de Marte, após seis meses e meio de viagem desde a Terra.

A Tianwen-1, que integra um módulo de pouso e um 'rover', é a primeira missão de exploração da China a Marte e a primeira a combinar viagem, entrada em órbita e descida numa única missão.

A China pode agora tornar-se o terceiro país a aterrar um 'rover' no solo de Marte, décadas depois de os Estados Unidos e da antiga União Soviética.

O módulo planeia pousar em Maio próximo no Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte, e descer um veículo para explorar aquela área durante três meses.

O custo da missão está estimado em cerca de 8.000 milhões de dólares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2021 7:51

Editado porAndre Amaral  em  6 dez 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.