Sonda chinesa já chegou à órbita de Marte

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 fev 2021 9:10

A sonda chinesa Tianwen-1 chegou hoje à órbita de Marte, a primeira etapa no plano chinês de levar um robot até à superfície do planeta.

A sonda, que inclui um veículo motorizado e foi lançada em Julho passado a partir da ilha de Hainan, "entrou com sucesso na órbita de Marte", indicou a agência de notícias oficial Xinhua.

É o segundo aparelho a chegar à órbita de Marte em dois dias, depois de uma outra sonda lançada pelos Emirados Árabes Unidos ter completado a viagem na terça-feira.

Na próxima semana, serão os Estados Unidos a tentar fazer aterrar o seu veículo Perseverance em Marte, no que seria a oitava missão norte-americana ao planeta.

As três missões foram lançadas ao mesmo tempo para aproveitar a maior proximidade entre a Terra e Marte, que acontece a cada dois anos.

A missão mais ambiciosa é a chinesa, prevendo-se que o veículo robô se separe da sonda daqui a alguns meses e tente aterrar em Marte, o que, a concretizar-se, faria da China o segundo país a conseguir tal feito.

A aterragem no solo marciano é difícil e o veículo chinês tem pára-quedas, retrofoguetes e 'airbags', equipamento que usará para aterrar numa área rochosa chamada Utopia Planitia, o mesmo local onde a sonda norte-americana Viking 2 aterrou em 1976.

O veículo da missão Tianwen (que em chinês quer dizer "procura pela verdade celestial") é do tamanho de um carrinho de golfe, trabalha a energia solar e deverá estar cerca de três meses em funcionamento.

O robô da missão norte-americana Perseverance deverá aterrar no dia 18 em Marte para procurar vestígios microscópicos de vida que outrora poderá ter existido no planeta e recolher rochas para trazer de volta à Terra na missão de regresso, agendada para a próxima década.

A missão dos Emirados, chamada Amal ("esperança" em árabe), entrou em órbita na terça-feira para recolher dados sobre a atmosfera do planeta.

Além destes, há mais seis aparelhos na órbita de Marte: três norte-americanos, dois europeus e um indiano.

A Tianwen-1 é a segunda tentativa chinesa de mandar uma nave a Marte, depois de ter falhado o lançamento de uma sonda integrada numa missão russa que não chegou a sair da órbita terrestre.

Em Dezembro passado, a missão lunar chinesa Chang'e 5 foi a primeira a trazer rochas da Lua para a Terra desde a década de 1970. Em 2019, os chineses foram também pioneiros no envio de um veículo para o lado mais distante da Lua.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 fev 2021 9:10

Editado porAndre Amaral  em  9 nov 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.