Primeira missão tripulada totalmente privada para a Estação Espacial Internacional é hoje lançada

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 abr 2022 8:30

A primeira missão tripulada totalmente privada para a Estação Espacial Internacional (EEI), com quatro tripulantes a bordo, um deles ex-astronauta, é hoje lançada pela empresa norte-americana SpaceX em nome de uma outra empresa aeroespacial, a Axiom Space.

O lançamento está previsto para as 14:17 (hora de Cabo Verde), do Centro Espacial Kennedy, na Florida, base operada pela agência espacial norte-americana NASA. Caso este lançamento seja abortado, haverá uma nova oportunidade no sábado, às 13:54.

A bordo da nave Crew Dragon Endeavour, que irá acoplada a um foguetão Falcon 9, ambos da SpaceX, seguem Michael López-Alegría (comandante da missão e ex-astronauta da NASA), Eytan Stibbe (ex-piloto da aviação israelita), Larry Connor (investidor e piloto particular norte-americano) e Mark Pathy (empresário canadiano).

Os quatro homens vão juntar-se à actual tripulação da EEI – composta por quatro astronautas e três cosmonautas – para uma estada de nove dias em que vão realizar experiências científicas e projectos educativos e comerciais.

A acoplagem da Crew Dragon Endeavour à EEI está prevista para as 09:45 de sábado.

Se a missão Axiom Space-1 for bem-sucedida, Larry Connor, 72 anos, será a terceira pessoa mais velha no espaço.

A Axiom Space é uma empresa aeroespacial norte-americana que foi fundada em 2016 com o propósito de criar a primeira estação espacial comercial.

Antes da missão Axiom Space-1, a SpaceX já tinha levado astronautas da NASA e da congénere europeia ESA para a Estação Espacial Internacional, substituindo o transporte russo de longa data concedido pelas naves Soyuz da agência espacial russa Roscosmos.

No sábado passado, a Roscosmos anunciou que vai apresentar “propostas concretas” de datas para terminar a cooperação na EEI, depois de as congéneres ocidentais terem recusado levantar sanções a empresas russas na sequência da invasão em Fevereiro da Ucrânia pela Rússia.

Em 08 de Dezembro último, o excêntrico milionário japonês Yusaku Maezawa viajou até à EEI, para uma estada de 12 dias, graças a uma parceria entre a Roscosmos e a Space Adventures, empresa norte-americana que vende exclusivamente voos nas naves Soyuz com destino à “casa” dos astronautas.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 abr 2022 8:30

Editado porAndre Amaral  em  22 dez 2022 23:28