SpaceX lançou quatro astronautas para nova missão espacial de seis meses

PorExpresso das Ilhas, Lusa,11 nov 2021 9:39

Os quatro astronautas, sendo três norte-americanos e um alemão, partiram na noite de ontem, 10, para uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

Os quatro astronautas, sendo três norte-americanos e um alemão, partiram na noite de ontem, 10, para uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

Os astronautas vão substituir a tripulação que regressou à Terra na segunda-feira, juntando-se aos três astronautas, um norte-americano e dois russos, que permaneceram a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

Esta é a terceira missão com destino à EEI, operada pela empresa privada SpaceX, do magnata Elon Musk, para a NASA.

Os três astronautas norte-americanos da NASA, Raja Chari, Kayla Barron e Tom Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer, partiram do centro espacial Kennedy, na Florida, às 21h:03minutos, (01h:03minutos de quinta-feira, em Cabo Verde).

Está é a terceira viagem ao espaço do norte-americano Tom Marshburn, que já viajou a bordo de um vaivém espacial em 2009 e de um foguetão Soyuz em 2012-2013. Os restantes astronautas fazem a viagem pela primeira vez.

A chegada à estação espacial da Crew-3 está prevista para as 19h:10 minutos de hoje, quinta-feira, 11, (23:10 de quinta-feira).

Os quatro astronautas estiveram em quarentena no Centro Espacial Kennedy, com a partida a ser adiada várias vezes devido ao mau tempo e a um "pequeno problema de saúde" de um membro da tripulação, sobre o qual a NASA não forneceu mais pormenores.

A nova missão espacial contará com várias experiências, incluindo a observação dos efeitos do regime alimentar no sistema imunitário dos astronautas, com a estadia prolongada no espaço.

A tripulação da Crew-3 também realizará passeios espaciais para prosseguir a instalação de novos painéis solares na ISS.

Nos próximos seis meses, a estação espacial acolherá ainda duas missões turísticas.

Os primeiros a chegar deverão ser passageiros japoneses, a bordo de uma nave espacial russa Soyuz, no final do ano.

Em Fevereiro de 2022, a EEI deverá receber passageiros da missão Ax-1, organizada pela Axiom Space, em parceria com a SpaceX.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,11 nov 2021 9:39

Editado porAndre Amaral  em  13 ago 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.