Rússia vai ficar na Estação Espacial pelo menos até 2028, segundo a NASA

PorExpresso das Ilhas,28 jul 2022 8:57

As autoridades espaciais russas confirmaram aos seus colegas norte-americanos da NASA que Moscovo espera continuar a fazer parte da Estação Espacial Internacional (EEI) pelo menos até ao seu próprio posto avançado em órbita estar construído, em 2028.

A informação foi  avançada, esta quarta-feira, por um alto funcionário da NASA à agência Reuters, .

Lembre-se que Yuri Borisov, o recém-nomeado director-geral da agência espacial russa Roscosmos, surpreendeu a NASA, na terça-feira passada, ao anunciar que Moscovo pretendia encerrar a parceria de longa data com a estação espacial "depois de 2024".

Já Kathy Lueders, chefe de operações espaciais da NASA, disse em entrevista que as autoridades russas disseram à agência espacial americana que a Roscosmos permaneceria na parceria enquanto trabalha para colocar em funcionamento seu posto orbital ou a sua própria estação espacial, chamada ROSS.

"Não estamos a receber nenhuma indicação em nenhum nível de trabalho de que algo tenha mudado", revelou Lueders à Reuters, acrescentando que as relações da NASA com a Roscosmos continuam "como sempre".

Recorde-se que a estação espacial internacional é um laboratório cientifico do tamanho de um campo de futebol que se situa a cerca 400 km acima da órbita terrestre. A estação tem sido continuamente ocupada nas últimas duas décadas por uma parceria liderada pelos EUA e pela Rússia que também inclui astronautas do Canadá, Japão e 11 países europeus.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 jul 2022 8:57

Editado porAndre Amaral  em  28 jul 2022 8:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.