Pesquisa 4D, tradução de imagens e Maps imersivo chegam ao Google

PorExpresso das Ilhas,30 set 2022 9:57

Há muito que a base de qualquer pesquisa na internet é a escrita. Contudo, e com o evoluir da tecnologia, outras formas foram surgindo, como os comandos por voz e até as pesquisas através de imagens. Agora, a Google revela que quer continuar a apostar numa pesquisa mais natural e intuitiva, combinando de imagens, sons, texto e voz, tal como as pessoas o fazem naturalmente.

De acordo com a Google, o utilizador poderá fazer perguntas com menos palavras – ou até mesmo nenhuma questão – e, ainda assim, a plataforma irá entender exactamente o que quer dizer. O utilizador vai também poder explorar a informação organizada de uma forma que faça mais sentido para si.

Assim, as novas funcionalidades da Google são:

Tornar o funcionamento da pesquisa visual mais natural

Pesquisa visual mais natural através da pesquisa múltipla – uma nova forma de pesquisar, utilizando imagens e texto simultaneamente, tal como um utilizador faz quando aponta para algo e faz uma pergunta a um amigo sobre o que está a ver. Além disso, a empresa está a desenvolver uma solução que permite que o utilizador tire uma foto de um item desconhecido, tal como um prato ou uma planta, e o encontre num local próximo, como um restaurante ou numa loja de jardinagem. Vamos começar a disponibilizar a “multipesquisa perto de mim” em inglês nos EUA ainda este Outono.

Traduzir o mundo à nossa volta

A compreensão visual tem a capacidade de quebrar barreiras linguísticas. Com os avanços em Inteligência Artificial (IA), a Google foi “além da tradução de texto para a tradução de imagens”. Agora é possível combinar o texto traduzido na imagem de fundo graças a uma tecnologia de machine learning denominada por Generative Adversarial Networks (GANs). Ou seja, se o utilizador apontar a sua câmara para uma revista num outro idioma, por exemplo, será possível ver o texto traduzido e sobreposto de forma realista nas fotos que estão abaixo.

Explorar o mundo com a visão imersiva

Informações como o clima e o quão lotado um local está chegam ao Google Maps através da visualização imersiva. Com esta nova experiência, o utilizador pode sentir e ter uma ideia do local antes mesmo de entrar para que possa decidir quando e onde ir.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,30 set 2022 9:57

Editado porAndre Amaral  em  20 jun 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.