A Agritech Lda – com o projecto Agritech, o Banco do Tempo Lda – com o Banco do Tempo, Syntaxy Lda – com o Afrikan coders, Touris Travel Talks Lda – com o TourisTravelTalks, DevGo Lda – com o Projecto EZ2ID: Easy To Identify, CaboVerdeTour Lda com o CaboVerdeTour, J5 Developer CV – com o projecto Emigrante CV, VALE CV Lda – com o VALE, Cartec, Lda – com o Panha Bentu e a Pratex Lda – com o projecto Pratex, são as soluções inovadoras seleccionadas, lideradas por jovens cabo-verdianos.
A Cabo Verde Digital explicou que o processo da selecção das dez ‘startups’ de cinco ilhas: Santiago, São Vicente, Sal, Fogo e Maio, aconteceu no âmbito da sexta edição do programa GoGlobal, operacionalizado pela própria Cabo Verde Digital, um programa do Governo gerido pela Pró-Empresa e pela Direcção-Geral das Telecomunicações e da Economia Digital (DGTED).
O mesmo tem como missão o desenvolvimento e a promoção de um ambiente propício para a inovação tecnológica em Cabo Verde, através da capacitação, desenvolvimento e promoção do tecido empresarial nacional, em matéria de inovação tecnológica.
A liderar a delegação cabo-verdiana no evento de quatro dias, está o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.
Esta é a terceira vez que Cabo Verde vai estar como um stand a representar o País na Web Summit, onde pretende promover o ecossistema de inovação cabo-verdiano a nível internacional, através dos projectos das ‘startups’ seleccionadas, bem como dos parceiros do programa GoGlobal.
As duas últimas edições, 2019 e 2020, beneficiaram mais de duas dezenas de inovadores que puderam integrar uma delegação cabo-verdiana, chefiada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Neste período, Cabo Verde foi o único País africano com um stand nacional na Web Summit.
A abertura da Web Summit 2022 está marcada para às 16:00 (15:00 em Cabo Verde) e contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.