Porque é que alguns planetas estão rodeados por anéis?

PorExpresso das Ilhas,25 dez 2022 13:15

Os planetas são rodeados por anéis, constituídos por partículas que o orbitam. Estas partículas podem ser compostas por uma variedade de materiais, tais como rocha, gelo e poeira.

Os anéis são formados quando objectos no espaço circundante – cometas, asteroides ou luas – se separam e os seus detritos são puxados para o campo gravitacional do planeta. As partículas começam então a orbitar e formam um anel, como informou um artigo do Sci Tech Daily, citado pelo site zap.aeiou.pt.

O tamanho e forma dos anéis depende do tamanho e composição das partículas, bem como da atracção gravitacional do planeta. Alguns planetas, tais como Saturno, são conhecidos pelos seus grandes e distintos sistemas de anéis, enquanto outros, como Marte, têm anéis muito menores e menos visíveis.

urante muito tempo, acreditava-se que Saturno era o único planeta do Sistema Solar com anéis. Estes foram descobertos há quase 400 anos pelo astrónomo Galileo Galilei. Desde então, os astrónomos também encontraram anéis em planetas gigantes: Júpiter, Neptuno e Urano.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1099 de 21 de Dezembro de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 dez 2022 13:15