Astrónomos descobriram um novo anel no Sistema Solar, em torno do planeta-anão Quaoar, que orbita o Sol para lá de Neptuno, revelou um estudo divulgado na passada quarta-feira na edição digital da revista científica Nature.
O estudo concluiu que o anel denso de Quaoar é único, pois orbita muito mais longe do planeta do que os anéis em redor de Saturno. Contudo, o anel de Quaoar é mais pequeno que o sistema de anéis do planeta gigante gasoso.
A descoberta foi feita por uma equipa internacional de astrónomos, que usou uma câmara de alta velocidade “extremamente sensível” instalada no maior telescópio óptico do mundo, o Grande Telescópio das Canárias, em Espanha, e o satélite europeu Cheops. As observações foram realizadas entre 2018 e 2021.
Quaoar, que tem aproximadamente metade do tamanho do planeta-anão Plutão, tem um anel muito pequeno e ténue para ser visto directamente numa imagem, pelo que os astrónomos só conseguiram fazer a descoberta ao observarem ocultações estelares, eventos que, no caso, ocorreram quando a luz de estrelas de fundo foi bloqueada por Quaoar enquanto o planeta orbitava o Sol.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1107 de 15 de Fevereiro de 2023.