Investigadores encontram primeiro berçário de tubarões na Boa Vista

PorExpresso das Ilhas,2 fev 2023 8:52

Um estudo recente desenvolvido por investigadores portugueses e cabo-verdianos revela a existência de uma zona berçário de tubarões na baía de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, albergando juvenis de várias espécies ameaçadas, incluindo o icónico tubarão-martelo.

O estudo, desenvolvido no âmbito do projecto de investigação denominado NGANDU, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, indica ainda tratar-se de uma região única no Atlântico.

“A identificação e protecção de áreas de berçário é crucial para a conservação dos tubarões, um dos grupos de animais mais ameaçados a nível mundial”, destaca Rui Rosa, professor de Ciências da Universidade de Lisboa, e líder do estudo, em nota de imprensa.

Conforme Rui Rosa, a relevância da região, que é também utilizada por mamíferos e tartarugas marinhas, é reconhecida pela comunidade local de pescadores.

Perante esta constatação, o investigador e líder do estudo, destaca que a protecção da baía de Sal Rei será importante não só para os tubarões, mas para a conservação de toda uma diversidade de organismos marinhos altamente carismáticos e para o uso sustentável dos recursos marinhos na região.

A equipa de investigadores portugueses e cabo-verdianos informa ainda, que através da monitorização da captura incidental de tubarões, e da integração das observações e conhecimento de pescadores locais, evidenciaram o uso consistente e preferencial desta zona por recém-nascidos de, pelo menos, cinco espécies de tubarões.

Realça ainda que todas espécies evidenciadas, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, estão sob risco iminente de extinção.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 fev 2023 8:52

Editado porAndre Amaral  em  12 fev 2023 10:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.