NUCOODE é a junção de NU (nós em português) e Coode de Code: code: codificar, Programa códigos, segundo explica ao Expresso das Ilhas o CEO, Leonardo Costa.
A iniciativa surgiu após a intensificação do uso das técnologias devido à pandemia. Foi assim que um grupo de jovens resolveu criar uma escola virtual voltada para as tecnologias que também oferece bolsas de estudo.
Com a inauguração prevista para o próximo ano lectivo, Leonardo Costa afirma que neste momento, o grupo estuda a possibilidade de um Campus presencial em Palmarejo, cidade da Praia.
“O campus presencial será para o pessoal que não tem equipamentos para assistir às aulas através da Internet e lá vamos ter professores. Ainda estamos a procura de um, mas em princípio vai ficar no Palmarejo”, relata.
Segundo este entrevistado, a escola vai arrancar com cinco cursos profissionais desde desenvolvimento de software, à cibersegurança.
A NUCOODE já tem identificado os formadores que, segundo garante Leonardo Costa, são pessoas com experiência em informática.
Embora as incrições ainda não estejam abertas, o CEO afirma que a escola tem realizado campanhas de incentivo para despertar o interesse e a paixão pela tecnologia entre os jovens e que muitos já se mostraram interessados.