Global Innovation Index 2023: Cabo Verde assume primeiro lugar na África Ocidental

PorSheilla Ribeiro,4 out 2023 15:54

Cabo Verde é considerado o melhor país da região da África Ocidental no ranking da Global Innovation Index 2023 e é o único país africano de língua portuguesa a figurar no TOP 100.

“O Global Innovation Index 2023 acaba de ser divulgado, e é com grande satisfação que anunciamos que Cabo Verde conquistou a primeira posição na região da África Ocidental”, escreveu hoje o Governo.

Esta distinção ressalta a “notável” performance de Cabo Verde no contexto continental, posicionando o arquipelágo como o sexto ecossistema mais inovador, superado apenas por África do Sul, Marrocos, Tunísia, Botswana e Egipto. Moçambique ocupa a posição 126, Angola ocupa a posição nº 132, Portugal a posição 30 e o Brasil a posição 49. Num total de 132 países, Cabo Verde ficou classificado no 91º lugar.

A Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura ocupam o top 5.

“É relevante destacar que esse progresso significativo é o resultado de uma estratégia de longo prazo, iniciada em 2016 e continuamente aprimorada pelo actual Governo”, diz a mesma fonte.

O executivo frisa que investimentos substanciais foram direcionados tanto para infraestrutura (Parque Tecnológico, Cabo Submarino EllaLink) quanto para o desenvolvimento de formações para este sector, assim como em prol de uma forte aposta no empreendedorismo de base tecnológico, através de programas do Governo, como são os casos da Cabo Verde Digital e diversas outras iniciativas voltadas para o fortalecimento do ecossistema e para a projeção de Cabo Verde nos principais cenários internacionais.

Isto, incluindo participações em eventos internacionais de destaque.

“Não queremos ficar por aqui e vamos continuar a criar as condições certas para que o país seja uma referência neste sector”, afirma o Governo.

O Índice Global de Inovação é uma ferramenta para as decisões de investimento em um determinado país. O indicador é divulgado, desde 2007, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO), em parceria com a Universidade de Cornell e a Insead.

O IGI é composto por 80 indicadores de 30 fontes internacionais públicas e privadas. De acordo com a CNI, desse total, 58 representam dados concretos, 18 são indicadores compostos e quatro são perguntas de pesquisa.

A pontuação em cada um dos indicadores é analisada e comparada entre os países, estabelecendo a posição no ranking para cada indicador, subpilar e pilar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,4 out 2023 15:54

Editado porAndre Amaral  em  5 out 2023 14:39

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.