A formação, direccionada a jovens entre os 16 e os 24 anos, pretende promover o desenvolvimento de competências críticas, técnicas e de resolução de problemas através do uso da ferramenta App Inventor, desenvolvida pelo MIT.
O programa, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no âmbito da Fase II do Projecto Parque Tecnológico de Cabo Verde, será conduzido por seis instrutores do MIT.
“Durante o curso de 4 semanas, os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências técnicas e habilidades essenciais para o mercado de trabalho”, afirma a organização, através do comunicado.
Ao longo das quatro semanas de formação presencial, os participantes adquirirão habilidades técnicas alinhadas às exigências do mercado de trabalho e culminarão a experiência num “Demo Day”, onde apresentarão as suas soluções tecnológicas. Além disso, os participantes terão a oportunidade de obter um certificado reconhecido globalmente pelo MIT.
Segundo a mesma fonte, embora esta seja uma iniciativa piloto, o objectivo é expandir o programa para incluir jovens de outros países da CEDEAO.
Os interessados podem candidatar-se até o dia 6 de Dezembro de 2024, através do link https://forms.gle/GqRUbJfGja1EX71U7. O processo de selecção avaliará as competências e o perfil dos candidatos para garantir o alinhamento com os objectivos do programa.