Segundo o comité responsável pela distinção, citado pelo Reuters, o Prémio Nobel da Física deste ano abriu novas oportunidades para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologias quânticas, incluindo a criptografia quântica, os computadores quânticos e os sensores quânticos.
Conforme a mesma fonte, os três laureados estão actualmente baseados nos Estados Unidos.
O Prémio Nobel da Física é atribuído pela Real Academia Sueca de Ciências e inclui um valor total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1,2 milhões de dólares), a ser dividido entre os vencedores, como é habitual quando há mais de um galardoado.
Entre os vencedores de edições anteriores estão nomes históricos da ciência, como Albert Einstein, Pierre e Marie Curie, Max Planck e Niels Bohr, pioneiro da teoria quântica.
Em 2024, o prémio foi atribuído aos cientistas John Hopfield (EUA) e Geoffrey Hinton (Reino Unido/Canadá) pelos avanços na aprendizagem automática (machine learning) que impulsionaram o actual boom da inteligência artificial, um progresso sobre o qual ambos também manifestaram preocupações éticas.
Seguindo a tradição, o prémio de Física é o segundo Nobel a ser anunciado nesta semana, após dois cientistas norte-americanos e um japonês terem vencido o Prémio de Medicina por descobertas sobre o sistema imunitário. O Prémio Nobel de Química será divulgado na quarta-feira.
Já os prémios nas áreas de ciência, literatura e economia serão entregues aos laureados a 10 de Dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, durante uma cerimónia em Estocolmo, seguida de um banquete de gala na câmara municipal da cidade.
Foto: depositphotos