Em evento realizado na tarde de hoje, na Assembleia Nacional, Maria Martins, a directora do PNP começou por relembrar a primeira edição e realçar o papel dos parceiros, especialmente o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas que assinou na semana passada um protocolo especial com a EME, empresa organizadora, que garante a continuidade da parceria por mais três anos.
Congratulando-se pelo crescimento registado na participação de empresas ligadas à publicidade, Martins garantiu que os trabalhos avaliados pelo júri presidido por Leão Lopes foram submetidos a “critérios rigorosamente definidos”.
Este ano, o PNP passa de 7 para 9 categorias a concurso, entre as quais o Prémio Júnior Universitário, o Prémio Agência Internacional e o Prémio Público de Publicidade. Os vinte e três trabalhos concorrentes a este novo prémio podem ser visualizados neste link e votados nesta página do PNP. Os vencedores serão anunciados já na quarta-feira, dia 14.
Quantos às restantes categorias, são 35 trabalhos (60 peças ao todo), desenvolvidos por 7 agências, para diferentes meios. Este ano, o júri entendeu não atribuir prémios para a categoria Internet mas, por outro lado, há categorias com mais do que um prémio. A TV deverá ser uma delas, dada a “grande competitividade” registada, e que a organização do PNA espera vir a estender-se aos outros medias, como a Rádio e o Print, onde apenas há um total de três trabalhos de duas agências a competir.
Publicidade TV
ACI – Águas de Santiago (Institucional)
Artemedia – CVMóvel (Powa Swag)
Creation – BCA (Institucional)
ACI – ASA (Boas Festas)
Artemedia – Emicela (Natal)
KriolScope – Zap (Campeonato Nacional de Basquetebol)
ACI – DNRE – Direção Nacional Receitas do Estado
Artemedia – Tecnicil (Água Trindade)
Creation – Binter (Institucional)
KBlast – DGTR (Se Conduzir Não Beba
ACI – Unitel T+ (Independência)
Artemedia – Vivo Energy (Institucional)
Creation – Tecnicil (Trin Pina Colada)
KriolScope – Cabeólica (Institucional)
ACI – Unitel T+ (Natal)
Lima Limão – Azeite Galo
ACI – Unitel T+ (Viber Free)
Publicidade Rádio
Creation – Tenicil (Kul)
Top+ Media – Aluminox (Boas Festas)
Top+Media – Cabochina Motors (Motas)
Top+Media – Cintila (Teepol)
Top+Media –Drogaria Picknin (Colchões)
Top+Media – La Pizza
Top+Media – Revista Sempre Viva
Top+Media – RVM (Fraldas Nunex)
Publicidade Print
Creation – Binter (institucional)
Creation – Tecnicil (Kul)
Campanha Integrada
ACI – Unitel T+ Independência
ACI Unitel T+ Viber Grátis
KriolScope – 10 Anos da parceria Especial Cabo Verde/União Europeia
Responsabilidade Social
ACI – Modelin (desfile de moda inclusiva)
Kriolscope – Livres e Iguais (LGBTI)
ACI – Unitel T+ (Natal)
KriolScope – Por um Cabo Verde de Todos (integração dos imigrantes)
ACI – Somos Pela Saúde (combate ás doenças transmissíveis)
O evento inaugural do PNP 2018 contou com o workshop “Novas Tendências da Publicidade Digital”, conduzido pela directora comercial da Sapo, Salomé Baptista. Dizendo-se encantada com a iniciativa deste prémio em Cabo Verde, a convidada internacional desta edição congratula-se por a organização estar a “olhar para o digital, que é uma tendência incontornável da publicidade”.
Na sua apresentação, Salomé Baptista abordou tendências publicitárias que se esperam para 2018 e que diz esperar que inspirem as empresas cabo-verdianas do sector, ressaltando o facto de mais de 50% da população do país já ter acesso à Internet.
Do programa desta edição do PNA fazem ainda parte, no dia 16, a Assembleia-geral da Confederação das Associações Profissionais de Publicidade de Língua Portuguesa, organizado nesta ocasião pela Marka – Associação de Profissionais de Publicidade e Marketing em Cabo Verde, e o ciclo de conferências “Mercado Publicitário, mudanças e desafios no mundo de hoje”.