Folar de frango. Uma receita saudável para o meio da semana

PorExpresso das Ilhas,2 mai 2018 8:45

Este folar de frango é feito com dois tipos de farinha, o resultado é uma massa leve e semi-integral. O recheio de carne e farinheira tem um sabor intenso e completo.

INGREDIENTES

PARA O RECHEIO

2c. sopa azeite

2 pernas de frango com pele

50g linguiça

100g cebola picada

½ alho-francês picado

1c. chá sal

2 tomate maduro

qb pimenta moída

½ alheira


PARA A MASSA

300g farinha de trigo

300g farinha de trigo integral Pura Vida

1c. chá sal

1 cubo fermento padeiro

3dl água

1c. sobremesa azeite (para pincelar)

PREPARAÇÃO

1. Aqueça o azeite numa frigideira e aloure as pernas de frango de ambos os lados. Junte a linguiça, sem pele e cortada em rodelas finas, a cebola e o alho-francês. Tempere com o sal e deixe estufar, tapado e em lume moderado, cerca de 10 minutos.

2. Lave o tomate, limpe-o de sementes, pique-o em cubos pequenos e junte-o ao frango. Tempere com pimenta, mexa e deixe cozinhar 30 minutos. Retire a tampa e deixe apurar mais 15 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Retire o frango, limpe-o de peles e ossos e desfie bem a carne. Retire os legumes e a linguiça com uma escumadeira, junte-os ao frango desfiado e deixe arrefecer completamente. Reserve o molho que ficou no tacho.

4. Numa tigela misture 200 g de farinha de trigo com a farinha integral e o sal, abra uma cavidade ao meio e deite o fermento de padeiro, bem dissolvido na água morna.

5. Adicione o molho do frango reservado e mexa com uma colher de pau até estar tudo bem ligado. Continue a amassar com a mão até a massa estar maleável e não se colar aos dedos, adicionando a pouco e pouco a restante farinha.

6. Corte uma tira de papel vegetal (do tamanho de uma forma rectangular de bolo-inglês com 30 cm) e pincele-a com o azeite. Com a ajuda do rolo estenda a massa sobre o papel.

7. Distribua o recheio e a alheira, sem pele e desfeita em pedaços, pela massa e enrole-a com a ajuda do papel.

8. Segure o papel vegetal pelas pontas, coloque-o dentro da forma, tape-o com as pontas do papel e embrulhe num pano grosso.

9. Deixe levedar cerca de 1 hora e meia em local quente.

10. Coza em forno pré-aquecido a 180˚ C cerca de 35 minutos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 mai 2018 8:45

Editado porAndre Amaral  em  2 mai 2018 8:45

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.