Óscares. Os vencedores e as surpresas

PorExpresso das Ilhas,25 fev 2019 11:29

"Green Book" foi o inesperado vencedor numa noite que deu três estatuetas a Alfonso Cuarón (Roma). Rami Maleck (Bohemian Rapsody) cumpriu as previsões e levou o Óscar de Melhor Actor enquanto que o de Melhor Actriz, que os apostadores davam a Glen Close (A Mulher) foi para Olivia Coleman (A Favorita).

O titulo de Melhor Filme de 2019 para a Academia de Hollywood ficou com "Green Book" (Peter Farrely), que conta a história de uma amizade entre um pianista afro-americano e um motorista italiano  nos anos 60. Foi a grande surpresa da noite em que se esperava que Roma repetisse o brilharete que fez nas principais premiações que por esta época do ano acontecem em Hollywood. 

 Por causa destes prémios a antecipar os Óscares, as apostas em  Spike Lee (BlacKkKlansman) e até  Bradley Cooper  (Nasce Uma Estrela) foram ficando para trás.  Esta foi a vez de Alfonso Cuarón levar a estatueta de Melhor Realizador por "Roma" sucedendo ao seu compatriota, o mexicano Guillermo del Toro que no ano passado ganhou com "A Forma da Água". Do currículo de Cuarón fazem parte títulos como"Grandes Esperanças", "E a Tua Mãe Também" e "Gravidade", para além de um dos volumes mais elogiados da saga Harry Potter. "Roma" levou ainda as estatuetas para melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia.

“O nosso trabalho é olhar para onde os outros não olham. Isto é particularmente importante num tempo em que somos encorajados a olhar para o lado”, disse o realizador referindo-se ao facto do filme ser protagonizado por uma personagem e actriz indíginas (Yalitza Aparício, nomeada a Melhor Actriz). 

A noite foi marcada por discursos parecidos, em que a tónica esteve nos "invisíveis" do sistema, como imigrantes, gays, indígenas e mulheres.

Num ano com vários filmes musicais a disputar os prémios "técnicos" e em que "Nasce Uma Estrela" e "Bohemian" Rapsody seriam os favoritos, Black Panther ficou com o Óscar de Melhor Banda Sonora.  O filme  faz história como o primeiro filme de super-heróis nomeado a Melhor Filme e, não sendo surpresa não ter ganho aí,  tirou várias estatuetas a outros favoritos totalizando três Óscars.

Pela primeira vez em 30 anos a cerimónia não teve um anfitrião o que fazia temer uma noite morna e sem glamour mas, o conjunto de apresentadores que foram se revezando no palco parece ter se saído bem. 


A Lista dos Vencedores


Melhor Filme: Green Book

Melhor Realizador: Alfonso Cuarón (Roma)

Melhor Actriz: Olivia Coleman (A Favorita)

Melhor Actor: Rami Malek (Bohemian Rapsody)

Melhor Actriz Secundária: Regina King (Se Esta Rua Falasse)

Melhor Actor Secundário: Mahershala Ali (Green Book)

Melhor Filme Estrangeiro: Roma (Alfonso Cuarón)

Melhor Documentário: Free Solo (Jimmy Chin e Elisabeth Chai Vasarhelyi)

Melhor Filme de Animação: Spiderman into The Spiderverse

Melhor Caracterização: Vice

Melhor Guarda-roupa: Black Panther

Melhor Direcção de Arte: Black Panther

Melhor Fotografia: Roma

Melhor Edição Sonora: Bohemian Rapsody

Melhor Mistura de Som: Bohemian Rapsody

Melhor Banda Sonora: Black Panther

Melhor Canção Original: Nasce Uma Estrela (Shallow)

Melhor Montagem: Bohemian Rapsody

Melhor Efeitos Visuais: O Primeiro Homem na Lua

Melhor Curta Metragem: Skin

Melhor Curta de Animação: Bao

Melhor Curta Documentário: Period. End of Sentence

Melhor Argumento Original: Green Book

Melhor Argumento Adaptado: BlaKkKlansman







Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 fev 2019 11:29

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.