Talheres e pratos biodegradáveis produzidos a partir de farelo de trigo

PorExpresso das Ilhas,29 abr 2019 16:21

Biotrem
Biotrem

Imagine acabar de comer a sua refeição e depois comer... os pratos e os talheres. Mas se optar por os deitar ao lixo não terá que se sentir culpado/a por estar a contribuir na poluição do planeta. É que estes não são de plástico.

Uma empresa Polonesa iniciou em finais do ano passado a comercialização de talheres e pratos biodegradáveis, feitos a partir de farelo de trigo prensado. A novidade foi anunciada durante o Green Living Show de Toronto, Canadá, onde também se ficou a saber que o novo produto é comestível mas também, caso descartado, capaz de se decompor na natureza em apenas um mês – enquanto a versão plástica descartável pode levar até 500 anos.

A empresa responsável por esta inovação “verde” é a Biotrem, segundo a qual é possível produzir até 10 mil unidades de pratos ou tigelas a cada tonelada de matéria-prima. O produto final é capaz de armazenar produtos quentes e frios, líquidos e sólidos e podem até ser utilizados no microondas.

O farelo consiste nas camadas externas de grãos de cereais, como trigo, centeio ou aveia. É um subproduto no processo de moagem de grãos. É usado principalmente como ração animal, e apenas uma pequena fração é usada pela indústria alimentícia. O farelo é um problema para a indústria de moagem, pois ocupa muito espaço de armazenamento e só pode ser armazenado em até 7 dias. Em vez de deixar que o farelo seja desperdiçado, a Biotrem transforma-o em pratos, tigelas e talheres sem quaisquer compostos adicionais.

image

Vários sites ambientalistas noticiam a novidade e contam como surgiu a ideia:

“O agricultor Jerzy Wysocki descobriu a solução por acaso. Toda vez que moía o trigo se encontrava farto de farelo de trigo. Foi então que deu início aos experimentos e descobriu que misturá-lo com água e depois aquecer e pressurizar resultava em um material extremamente resistente”.

Actualmente a empresa produz cerca de 15 milhões de pratos, tigelas e talheres biodegradáveis por ano. O produto está disponível em 12 países da Europa e também nos Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul e Líbano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 abr 2019 16:21

Editado porAndre Amaral  em  29 abr 2019 16:21

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.