“Wake Up, Queen”: um grupo de Facebook a pensar no empoderamento feminino

PorExpresso das Ilhas,5 ago 2019 15:39

Um grupo, 1865 membros. Todas mulheres. Algumas com histórico de violência baseada no género (VBG), outras com histórias de superação ou simplesmente disponíveis para apoiar as outras. Frases de empoderamento feminino, músicas, artigos e até fotos. Alguns dos conteúdos que podemos encontrar no grupo “Wake Up, Queen”.

Fundo em Julho, “Wake Up,Queen” é um grupo que tem agitado o Facebook de algumas mulheres cabo-verdianas. Os membros falam de VBG, porém, também procuram saber mais sobre as companheiras e até aconselham sobre um ou outro tema.

Mónica Sofia, a única administradora, foi quem teve a ideia de criar a comunidade. Define sua criação como “não apenas um grupo no Facebook, mas sim um movimento”.

A criadora do “Wake Up, Queen” é coordenadora do grupo "Flor de Lótus", do movimento "OBIM NHA VOZ", projecto da Associação Cabo-verdiana de Luta contra VBG.

O fato de ter passado por uma relação abusiva foi um dos motivos que levaram a activista social a criar um grupo que defende o empoderamento feminino.

“Diariamente, cerca de 50 mulheres me procuram nas redes sociais para pedir ajuda. Por isso, senti a necessidade de criar um grande grupo no Facebook. Um grupo de consciencialização e despertar de todas as mulheres, porque precisamos reconhecer o nosso valor e nos unir para nos apoiarmos umas às outras”, explica.

Mónica conta ainda que muitas das mulheres que procuram a sua ajuda querem saber como sair de uma relação violenta.

Para fazer parte do “Wake Up, Queen” basta ser mulher. Por ser um grupo onde as mulheres podem desabafar, relatar os seus problemas em busca de ajuda, uma das regras é “não julgar”.

“O objectivo é criar uma rede forte de mulheres, com noção do seu real valor, com amor-próprio e empoderadas para poderem dizer 'não' a qualquer tipo de violência”, enfatiza.

Com várias publicações e interacções entre as “queens” - nome atribuído a cada mulher-membro - o grupo já pensa em realizar um primeiro encontro.

*Sheila Ribeiro (estagiária)

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Facebook VBG

Autoria:Expresso das Ilhas,5 ago 2019 15:39

Editado pormaria Fortes  em  5 ago 2019 15:39

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.