Três dicas fáceis para aumentar o apetite

PorExpresso das Ilhas,1 jul 2021 9:28

Se a falta de apetite permanecer durante mais de um par de dias, pode levar à perda involuntária de peso e desnutrição, conforme explica um artigo divulgado na publicação Healthline.

Não ter apetite pode ser uma experiência frustrante para qualquer pessoa, porém, e sobretudo, para quem está abaixo do peso e como tal, deseja ganhar peso ou massa muscular.

Segundo a Healthline, eis três dicas fáceis para aumentar o apetite:

1. Coma refeições pequenas com mais frequência

Comer três refeições completas diariamente pode parecer uma tarefa desafiante para quem não tem um apetite considerado 'normal'.

Uma forma mais motivante para ingerir os alimentos que necessita consiste em dividir essas três refeições principais em cinco ou seis refeições mais pequenas.

À medida que o seu apetite aumenta, poderá começar simultaneamente a aumentar as porções dessas refeições, ou adicionar mais ingredientes de modo a consumir mais calorias ao longo do dia.

Por exemplo, ao preparar uma sanduíche de atum, incorpore alguns vegetais e queijo - acrescentando assim mais calorias e nutrientes.

2. Coma alimentos ricos em nutrientes

Pessoas que têm naturalmente falta de apetite tendem a optar por ingerir calorias vazias para ganharem peso, nomeadamente doces, batatas fritas, gelados, bolos e bolachas.

Embora esses alimentos possam parecer mais apetitosos e conter elevadas quantidades de calorias, são uma má ideia, uma vez que fornecem muito poucos nutrientes ao organismo.

Ao invés, aposte em alimentos que fornecem calorias e uma grande variedade de nutrientes, como proteínas e gorduras saudáveis.

Por exemplo, em vez de comer gelado à sobremesa, pode comer um iogurte grego simples. Acrescente algumas bagas e canela para adoçar. Da mesma forma, se sentir vontade de comer pizza, faça a sua versão caseira e adicione vegetais e proteínas para ingerir nutrientes extras.

3. Adicione mais calorias às suas refeições

Outra maneira de aumentar o apetite e garantir que está a comer o suficiente durante o dia é acrescentar mais calorias às suas refeições.

Para tal pode cozinhar os alimentos com ingredientes ricos em calorias, como manteiga, manteigas vegetais, azeite ou leite integral.

Por exemplo:

. Adicione 45 calorias: cozinhe ovos com manteiga.

. Adicione 80 calorias: cozinhe aveia com leite gordo (ao invés de água).

. Adicione 80 calorias: acrescente azeite e abacate às saladas.

. Adicione 100 calorias: barre fatias de maça com manteiga de amendoim, para um snack saudável.

Simples ajustes na forma como come ou prepara os alimentos podem levar facilmente a uma maior ingestão calórica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 jul 2021 9:28

Editado porAndre Amaral  em  1 jul 2021 9:28

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.