Sintomas, complicações e tratamento da Candidíase nos homens

PorExpresso das Ilhas,10 set 2021 9:17

Conforme explica um artigo publicado pela revista Galileu, a candidíase é uma condição causada pelo fungo Candida albicans. E apesar de ser mais preponderante nas mulheres, a verdade é que também afecta os homens.

Regra geral, a condição advém da queda de imunidade do organismo, por algum motivo. Mais ainda, a má higiene do órgão genital cria igualmente um ambiente propício para o desenvolvimento dos microorganismos nocivos.

"Calor e umidade favorecem o problema. Roupas apertadas, como cueca de microfibras, pioram o problema", disse em declarações à revista Galileu Fernando Facio, director do Departamento de Sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Adicionalmente, sofrer de diabetes descontrolada também favorece o aparecimento frequente de infecções, visto que a doença eleva os níveis de glicose na urina, que por sua vez servem de alimento para os fungos.

De acordo com a Galileu, os sintomas mais comuns da candidíase incluem: comichão, vermelhidão, 'rachaduras' superficiais e pequenas lesões ou feridas.

Possíveis complicações

Embora, seja raro que a candidíase leve a problemas graves de saúde - ainda assim, quando o fungo se propaga pelo corpo humano através da corrente sanguínea, tem o potencial para causar cegueira e insuficiência renal.

Segundo Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo: "esses efeitos também são mais comuns em indivíduos imunodeprimidos".

Tratamento

Comummente o tratamento envolve fármacos antifúngicos, administrados na forma de pomadas ou através da toma de comprimidos. A região genital deve ser higienizada e secada adequadamente, refere a revista Galileu.

Como a infecção é mais recorrente entre pessoas com uma vida sexual ativa, é fundamental tratar o parceiro.

"É quase um tratamento cruzado", sublinha Facio. Sendo que enquanto os sintomas persistirem, a actividade sexual não é recomendada.

Por fim, medidas como mudar de toalha de banho diariamente, evitar o uso prolongado de calças de ganga e cuecas que não sejam de algodão podem acelerar o tratamento da candidíase.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 set 2021 9:17

Editado porAndre Amaral  em  10 set 2021 9:17

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.