Diabetes: Como diminuir o risco de desenvolver a doença?

PorExpresso das Ilhas,30 nov 2021 11:07

Para prevenir e controlar a Diabetes é fundamental reconhecer os sintomas, realizar rastreios regulares e adoptar hábitos de vida saudável.

A sensação de sede excessiva, vontade frequente de urinar, fadiga, visão embaçada, fome e perda de peso são os sintomas mais comuns da Diabetes, que muitas vezes passam despercebidos aos doentes.

Isto significa que uma pessoa diabética pode viver durante vários meses, ou mesmo anos, com sintomas moderados sem ter noção da doença.

Para prevenir e controlar a Diabetes é fundamental reconhecer estes sintomas, realizar rastreios regulares e adoptar hábitos de vida saudável como, por exemplo, uma alimentação cuidada, o controle do peso e a prática de exercício físico.

Com a quadra natalícia mesmo à porta, tão propícia, muitas vezes, a alguns excessos, conheça quatro recomendações do Mundo Z da Zurich para diminuir o risco de desenvolver a doença e ter um estilo de vida mais saudável.

1. Adopte uma alimentação saudável e variada

Uma alimentação saudável, variada e rica em fibras é um dos pilares da prevenção da Diabetes, e é o melhor instrumento para controlar o peso e evitar problemas de obesidade.

Procure consumir diariamente frutas e legumes e evite os alimentos processados ou ricos em gordura.

2. Diga não ao sedentarismo

A prática de exercício regular é também um factor determinante para a prevenção da Diabetes, uma vez que o exercício físico contribui para o bom funcionamento do pâncreas e para controlar os níveis de glicose. Procure, por exemplo, realizar caminhadas rápidas de 150 minutos por semana (50 minutos em três dias alternados).

Contudo, antes de começar a fazer exercício físico deverá aconselhar-se com o seu médico para saber qual é a actividade mais aconselhável à sua condição física.

3. Elimine o tabaco

As pessoas fumadoras apresentam um risco de 30% a 40% maior de desenvolver a Diabetes do Tipo 2, a forma mais comum e frequente da doença. Por essa razão, o tabaco deverá ser eliminado.

4. Monitorize a saúde com regularidade

Como a Diabetes é uma doença que se instala sem dar sinais óbvios, é importante realizar os seus exames e análises de saúde de rotina e monitorizar periodicamente os níveis de glicémia. 

Estes conselhos são válidos não só para prevenir o aparecimento da Diabetes, mas também para quem já tem a doença conseguir mantê-la sob controle.

Comece já hoje a adoptar um estilo de vida saudável, contribuindo para prevenir o risco de desenvolvimento da Diabetes e também de outras doenças.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,30 nov 2021 11:07

Editado porAndre Amaral  em  30 nov 2021 11:07

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.