"Acabar com todos os suicídios em Cabo Verde" é o grande objectivo do FIT Cabo Verde, um movimento que combina actividade física com a consciencialização da saúde mental.
“Para melhorar a sua saúde mental, tem de melhorar a sua saúde física também. O nosso projecto é um projecto holístico”, explica o líder da iniciativa, Sebastian Kruse (mais conhecido por coach Sebastian). Abarca “todas as nuances relacionadas com a saúde”, corrobora a sua parceira Zanu Alves.
É neste sentido que, que surge mais um Challenge online. Tal como aconteceu em 2023, a partir de dia 8 Janeiro e durante um mês, vídeos diários serão lançados, guiando os participantes em exercícios e conteúdos diversos.
Espera-se que este challenge 2024 supere o sucesso do anterior, onde se criou uma grande comunidade, de cerca de mil participantes, que durante 30 dias aderiu activamente ao desafio – “o maior jamais criado em Cabo Verde”, de acordo com a organização - e à causa.
O novo desafio conta já com o apoio de vários artistas e figuras locais que juntam a sua voz e corpo à luta contra a crise da saúde mental. Elly Paris, Hilar, Dieg, Fattu, Mohombi, AryBeatz, Raybeatz, Juliata, M.Delman, T-zer, Jéssica e Kailony são alguns dos artistas que já confirmaram a sua participação.
Quem quiser participar no FIT Cabo Verde Challenge, pode inscrever-se gratuitamente na página fit-cv.com.
Mais do que um desafio
O Fit Cabo Verde e seu projecto “Visão Zero Suícidio” foram idealizados pelo coach Sebastian, treinador físico e da mentalidade positiva com vasta experiência internacional, e concretizado a duas mãos por este e pela influencer Zanu Alves, que traz para o fitness os seus conhecimento em biologia, área da sua formação académica.
Por trás deste projecto, como explicam, está a constatação do alarmante número de suicídios em Cabo Verde.
“Falamos de depressão, ansiedade e rankings preocupantes de suicídio, em todas as camadas, mas aumentando em proporção dentro da camada jovem. Algo está errado”, e isto não pode ser normalizado, pensaram.
O que fazer? Como actuar? Foram as questões colocadas e das quais surgiu este projecto Visão Zero Suicídio que visa combater e erradicar a “grande crise mental que enfrentamos de forma que o suicídio não seja uma opção”.
“Queremos trazer esse problema para à luz”, ou seja, destacar a problemática e promover soluções, explica Zanu Alves.
Sebastian e Zanu
Delineou-se o projecto, que actua em quatro áreas fundamentais - Saúde física, controle mental, desenvolvimento pessoal e espírito comunitário- e o challenge online de Janeiro de 2023 deu o pontapé de saída de FIT Cabo Verde.
Depois do challenge, que contou com o envolvimento comunidade aí criada e testemunhos entusiastas dos participantes, o movimento não mais parou.
O FIT Cabo Verde continuou a oferecer conteúdos online, incluindo treinos, vídeos de saúde mental e nutrição, promovendo interacção contínua com os membros. Além disso, foram realizados encontros presenciais, palestra e outras actividades em São Vicente e em todo o país.
Um trabalho muito próximo das comunidades, pois a equipa acredita que “uma Comunidade forte e unida é a principal base de segurança para garantir que seus integrantes encontrem um bem estar que englobe qualidade de vida e longevidade”.
FIT Cabo Verde não é apenas um movimento, mas um compromisso comum. Com sede no Mindelo, o projecto concentra-se inicialmente em Cabo Verde. No entanto, devido à sua natureza online, pretende-se é que o alcance do projecto se estenda globalmente, visando beneficiar o mundo como um todo.
2024
O ano de 2024, segundo ano deste projecto sem fins lucrativos, portanto, vai então arrancar com mais um challenge online, e continuará com palestras, workshops e dinâmicas de grupo em instituições de ensino, empresas e outros locais e comunidades.
“Todo e qualquer apoio é bem vindo e valorizado, afinal a responsabilidade social deve ser de todos. O problema é nosso, mas a solução também é!”, apela a equipa do FIT Cabo Verde.