As vendas de carros a diesel na Europa têm vindo a cair e nos próximos anos estima-se que o cenário venha a piorar. Por um lado, a culpa pode ser apontada ao forte crescimento do segmento de motores eléctricos, mas uma das principais razões tem a ver com as emissões dos carros a diesel que começam a ser proibidos um pouco por toda a Europa.
Um tribunal alemão aprovou recentemente a autorização para a cidade de Berlim proibir a entrada de veículos com motores diesel até Euro 5, ou seja, carros anteriores a 2009. As autoridades querem obrigar Berlim a aplicar os padrões máximos de poluição do ar exigidos pelo governo alemão: 40mg/m3 de óxido de nitrogénio (NOx) por ano, contra os actuais 49mg. De acordo com algumas informações, por agora a limitação só será aplicada a algumas ruas da capital alemã.
Segundo algumas estimativas, poderão ser banidos de circular mais de 200 000 veículos a diesel.
A decisão do tribunal refere que uma vez que ainda não estavam ainda implementadas medidas suficientes para garantir a necessária redução de óxidos de azoto, Berlim poderia começar a banir os veículos a diesel.
A cidade de Hamburgo já impôs medidas semelhantes e em breve Estugarda e Frankfurt também irão seguir este caminho.