Berlim proíbe circulação de 200 mil carros a diesel

PorExpresso das Ilhas,5 dez 2018 9:03

Tal como outras capitais europeias, a cidade de Berlim também tem graves problemas relativamente à qualidade do ar. Grande parte da culpa deve-se aos veículos movidos a combustíveis fósseis e é nesse sentido que poderão vir a ser banidos de circular mais de 200 000 veículos a diesel.

As vendas de carros a diesel na Europa têm vindo a cair e nos próximos anos estima-se que o cenário venha a piorar. Por um lado, a culpa pode ser apontada ao forte crescimento do segmento de motores eléctricos, mas uma das principais razões tem a ver com as emissões dos carros a diesel que começam a ser proibidos um pouco por toda a Europa.

Um tribunal alemão aprovou recentemente a autorização para a cidade de Berlim proibir a entrada de veículos com motores diesel até Euro 5, ou seja, carros anteriores a 2009. As autoridades querem obrigar Berlim a aplicar os padrões máximos de poluição do ar exigidos pelo governo alemão: 40mg/m3 de óxido de nitrogénio (NOx) por ano, contra os actuais 49mg. De acordo com algumas informações, por agora a limitação só será aplicada a algumas ruas da capital alemã.

Segundo algumas estimativas, poderão ser banidos de circular mais de 200 000 veículos a diesel.

A decisão do tribunal refere que uma vez que ainda não estavam ainda implementadas medidas suficientes para garantir a necessária redução de óxidos de azoto, Berlim poderia começar a banir os veículos a diesel.

A cidade de Hamburgo já impôs medidas semelhantes e em breve Estugarda e Frankfurt também irão seguir este caminho.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 dez 2018 9:03

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 dez 2018 9:03

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.