Conforme prometido, a Tesla apresentou em Los Angeles o seu quatro modelo elétrico e SUV, o Model Y. “Terá todas as funcionalidades de um SUV mas conduzir-se-á como um carro desportivo”, prometeu Elon Musk no evento de revelação.
Apesar de o interior apresentar um design familiar em relação ao Model 3, o Model Y é mais espaçoso e consegue sentar um total de sete pessoas. De notar no entanto que esta versão só estará à venda por volta de 2021. De resto, o Model Y tem um ecrã de 15 polegadas orientado horizontalmente e um tecto panorâmico.
No que diz respeito a especificações, foram apresentadas quatro versões do Model Y. Começamos pela versão ‘Standard’ que terá 370km de autonomia, velocidade máxima de 193km/h e custará 39 mil dólares (cerca de 34 mil euros). Haverá ainda a versão ‘Long Range’ com pouco mais de 480km de autonomia, 209km/h de velocidade máxima e um preço de 47 mil dólares (cerca de 41.5 mil euros).
Há ainda mais duas versões. A versão Dual Motor All-Wheel Drive com 450km de autonomia, 217km/h de velocidade máxima e um preço de 51 mil dólares (45 mil euros). Resta a versão ‘Performance’, a qual terá uma autonomia de 450km, velocidade máxima de 241km/h e um preço de 60 mil dólares (cerca de 53 mil euros). Esta versão será capaz de ir dos 0 aos 100km/h em apenas 3.5 segundos.
De notar que as três últimas versões do Model Y serão lançadas pela Tesla já no final de 2020 e já estão disponível para os clientes que desejem fazer a pré-compra.