A FIAT escolheu o mercado brasileiro para lançar o seu primeiro SUV. Naquele país sul-americano a marca tem modelos bem diferentes daqueles que vende na Europa.
O SUV da FIAT terá como base o citadino Argo, modelo que a marca vende exclusivamente no mercado latino-americano e que será construído a partir da plataforma MP1 usado pelo Argo, mas com modificações para ficar mais seguro. A estreia está prevista para Agosto de 2021.
Com as portas iguais às do Argo, o SUV da Fiat terá a mesma base do hatch, no entanto, na dianteira, o cofre do motor será inédito para o que o modelo tenha uma frente mais alta.
A suspensão traseira do SUV da Fiat será a mesma do Argo, inclusive os pontos de fixação serão idênticos. Já a dianteira, será exclusivo do Projecto 363 por conta da nova estrutura dianteira.
Além da plataforma MP1 evoluída, o SUV da Fiat terá aços especiais para dar resposta a requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitectura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA.
Um dos motores que já está confirmado pela marca para equipar este modelo é o 1.0 Turbo FireFly de 130 cv que está ligado a uma caixa automática CVT. Mas este é o motor para a versão topo de gama. Nos modelos mais acessíveis o SUV da FIAT, que ainda não tem um nome oficial, será equipado com o motor 1.3 Firefly e terá a possibilidade de ser equipado com caixa manual ou automática CVT.