Táxis sem condutor ganham terreno na China

PorExpresso das Ilhas,7 dez 2020 10:12

A AutoX, uma startup apoiada pela Alibaba (BABA), anunciou ter criado um serviço de táxis totalmente sem condutores em Shenzhen. A empresa afirmou ser a primeira empresa na China a fazê-lo, alcançando um marco importante no sector.

Apesar de não ser um serviço ainda disponível ao público em geral, só o facto de andar uma frota de veículos autónomos (cerca de 100 veículos) a circular pelas ruas de uma cidade movimentada como Shenzhen é uma façanha!

A empresa AutoX afirma que foi capaz de atingir esse marco após ter conseguido desenvolver um sistema de condução autónoma de 5ª geração que apresenta detecção de ponto cego, sensores de radar “4D” e um par de sensores LiDAR na lateral dos veículos.

Graças a esta tecnologia, os “robotaxis” são capazes de identificar e reagir aos objectos e obstáculos ao seu redor.

"É um sonho", disse Jianxiong Xiao, CEO da AutoX, em entrevista à CNN. "Depois de trabalhar tanto por tantos anos, finalmente chegamos ao ponto em que a tecnologia está madura o suficiente, que nos sentimos confiantes de que não é necessário ter o motorista habilitado dentro do veículo".

A AutoX diz que os seus táxis autónomos são capazes de identificar todos os elementos da estrada, incluindo a capacidade de contornar carros estacionados ilegalmente até fazer inversões de marcha desprotegidas.

No futuro… serão os pesados

A empresa tem já preparado outro segmento, além do transporte de pessoas. Segundo o que dão a saber, existem já em teste frotas de camiões que irão adoptar a total autonomia.

Portanto, o caminho é ter os veículos sem condutor a circular com milhares, se não mesmo milhões, de carros com condutor.

A AutoX é uma empresa que combina a mais avançada tecnologia e desenvolve condução com IA para veículos de condução autónoma. Segundo a empresa, há uma missão de ‘Democratizar a Autonomia’ para fornecer acesso universal ao transporte de pessoas e mercadorias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

AutoX China

Autoria:Expresso das Ilhas,7 dez 2020 10:12

Editado porAndre Amaral  em  7 dez 2020 10:12

pub.
pub.
pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.