A FAMEL pegou nos desenhos da antiga XF-17, o último modelo comercializado pela marca antes da falência na década de 90, retirou toda a parte mecânica e electrificou-a criando a E-XF.
Trata-se da primeira moto a bateria a ser fabricada em Portugal e, fazendo justiça ao modelo que lhe serve de base, quadro, garfo, braço oscilante, avanços e assento são em tudo idênticos à velhinha XF-17. Nem o depósito não ficou esquecido, se bem que nesta matéria serve mesmo pelas memórias, já que nesta máquina de duas rodas não há lugar a combustível, apenas eletricidade.
Uma proposta com uma potência máxima de 6cv capazes de uma velocidade máxima de 70 km/h, se bem que, por questões legais, está limitada a 45 km/h. Uma configuração que, em conjunto com uma bateria de 72V e 40A, permite à E-XF uma autonomia de até 70 km e para a qual são necessárias apenas 4 horas de carregamento.
Para já o modelo ainda está em produção, mas já é possível fazer pré-reservas da primeira edição limitada do modelo, que estará disponível para entrega a partir de 2022 e com um preço estimado na ordem dos 4.100 €.