FAMEL lança mota eléctrica

PorExpresso das Ilhas,26 mar 2021 7:55

1

Há 20 anos desaparecia uma das marcas históricas da indústria dos motociclos em Portugal. Mas a FAMEL reinventou-se e está agora de regresso e, ainda por cima, a viver uma onda de revivalismo.

A FAMEL pegou nos desenhos da antiga XF-17, o último modelo comercializado pela marca antes da falência na década de 90, retirou toda a parte mecânica e electrificou-a criando a E-XF.

Trata-se da primeira moto a bateria a ser fabricada em Portugal e, fazendo justiça ao modelo que lhe serve de base, quadro, garfo, braço oscilante, avanços e assento são em tudo idênticos à velhinha XF-17. Nem o depósito não ficou esquecido, se bem que nesta matéria serve mesmo pelas memórias, já que nesta máquina de duas rodas não há lugar a combustível, apenas eletricidade.

Uma proposta com uma potência máxima de 6cv capazes de uma velocidade máxima de 70 km/h, se bem que, por questões legais, está limitada a 45 km/h. Uma configuração que, em conjunto com uma bateria de 72V e 40A, permite à E-XF uma autonomia de até 70 km e para a qual são necessárias apenas 4 horas de carregamento.

Para já o modelo ainda está em produção, mas já é possível fazer pré-reservas da primeira edição limitada do modelo, que estará disponível para entrega a partir de 2022 e com um preço estimado na ordem dos 4.100 €.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 mar 2021 7:55

Editado porAndre Amaral  em  21 abr 2021 18:28

1

pub.
pub.
pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.