No fim-de-semana, sexta-feira, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução na qual marca a reunião para um dia antes do debate geral da 73ª sessão do principal órgão deliberativo da ONU, que arranca a 18 de Setembro do próximo ano.
A resolução sobre a realização da cimeira global sobre a paz em 2018 foi apresentada pela embaixadora do Gana na ONU, Ama Akyaa Pobee, em nome do Grupo Africano, que representa 28% dos 192 Estados-membros das Nações Unidas.
A representante disse que "a vida de Nelson Mandela foi marcada pelo compromisso altruísta e de profundo sentido de dever para com a África do Sul, África e a humanidade como um todo".
A diplomata afirmou que "Mandela tirou a África do Sul de um insidioso sistema de apartheid e fortaleceu a unidade nacional para evitar uma guerra civil".
Em 2009, a Assembleia-Geral da ONU estabeleceu 18 de Julho, data de nascimento do histórico líder sul-africano, como “Dia Internacional de Nelson Mandela", em reconhecimento da sua contribuição pela democracia internacional e a promoção da cultura da paz no mundo.