Assembleia-Geral da ONU realiza Cimeira de paz Nelson Mandela em 2018

PorONU News,27 dez 2017 8:53

Nelson Mandela
Nelson Mandela(ONU/Eskinder Debebe)

​As Nações Unidas vão realizar uma cimeira global sobre a paz em 2018, intitulada "Cimeira de Paz Nelson Mandela", para assinalar o centésimo aniversário do nascimento do ex-presidente sul-africano.

No fim-de-semana, sexta-feira, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução na qual marca a reunião para um dia antes do debate geral da 73ª sessão do principal órgão deliberativo da ONU, que arranca a 18 de Setembro do próximo ano.

A resolução sobre a realização da cimeira global sobre a paz em 2018 foi apresentada pela embaixadora do Gana na ONU, Ama Akyaa Pobee, em nome do Grupo Africano, que representa 28% dos 192 Estados-membros das Nações Unidas.

A representante disse que "a vida de Nelson Mandela foi marcada pelo compromisso altruísta e de profundo sentido de dever para com a África do Sul, África e a humanidade como um todo".

A diplomata afirmou que "Mandela tirou a África do Sul de um insidioso sistema de apartheid e fortaleceu a unidade nacional para evitar uma guerra civil".

Em 2009, a Assembleia-Geral da ONU estabeleceu 18 de Julho, data de nascimento do histórico líder sul-africano, como “Dia Internacional de Nelson Mandela", em reconhecimento da sua contribuição pela democracia internacional e a promoção da cultura da paz no mundo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:ONU News,27 dez 2017 8:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  27 dez 2017 8:53

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.