Eleições legislativas no Líbano têm quase mil candidatos

PorLusa,7 mar 2018 16:22

Perto de 1.000 candidatos, incluindo uma centena de mulheres, propuseram-se às eleições legislativas do Líbano, marcadas para 6 de maio, o primeiro escrutínio parlamentar nos últimos nove anos no país, anunciou hoje a agência oficial ANI.

De acordo com os dados do Ministério do Interior, os 976 candidatos, dos quais 111 mulheres (11,4%), disputam os 128 lugares da Câmara dos Deputados, adiantou.

Os candidatos, que tiveram de pagar oito milhões de libras libanesas (cerca de 4.250 euros) para se registarem, devem agora formar listas até 26 de Março. Os que não consigam integrar uma lista completa serão desqualificados.

Nas últimas eleições legislativas libanesas, em 2009, candidataram-se 12 mulheres, entre 706 pretendentes.

Desde essa altura, o parlamento prolongou o seu mandato por três vezes, devido à tensão ao nível da segurança e a uma paralisia política relacionada nomeadamente com o conflito sírio.

O sistema eleitoral no Líbano, cuja constituição reconhece 18 comunidades religiosas, implica uma repartição igualitária dos lugares no parlamento entre cristãos e muçulmanos, uma disposição única no mundo árabe.

Uma nova lei eleitoral, aprovada em 2017, introduziu o sistema proporcional no escrutínio legislativo e reduziu o número de circunscrições para 15. Em cada uma delas, os lugares são repartidos entre as comunidades religiosas que lá habitam.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lusa,7 mar 2018 16:22

Editado porAndre Amaral  em  8 mar 2018 7:25

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.