Surto de cólera na província angolana do Uíge já afectou 730 pessoas e matou 13

PorExpresso das Ilhas, Lusa,9 mar 2018 9:31

O surto de cólera que se regista na província angolana do Uíge desde Dezembro já afectou 731 pessoas, provocando 13 mortes, informou o Ministério da Saúde, apontando, no entanto, para uma redução dos casos notificados entre Janeiro e Fevereiro.

De acordo com uma nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa, os dados são relativos ao período entre a última semana de Dezembro e 06 de Março, sendo que, só em Janeiro, foram notificados no município do Uíge um total de 419 casos, que resultaram em cinco mortes, contra os 209 casos e dois mortes em Fevereiro.

No documento, o Ministério da Saúde angolano informa que a Comissão Interministerial do Plano de Resposta às endemias visita hoje aquela província, no norte do país, para "constatar o resultado das acções e medidas complementares" no combate à epidemia da cólera.

Os bairros mais afetados pelo surto, nomeadamente Papelão, Kakiuia, Ana Candande, Candombe Velho, Candombe Novo e Mbemba Ngango, farão parte do roteiro da Comissão Interministerial, que deve visitar igualmente o depósito de medicamentos da província.

Além deste surto no Uíge, foram igualmente confirmados esta semana casos de cólera na província angolana de Cabinda, com o registo de um morto e 13 casos da doença, informaram as autoridades locais.

Este surto está, para já, confinado a três bairros da cidade de Cabinda, capital da província.

Nas duas províncias estão no terreno equipas de vigilância que trabalham na desinfecção das cacimbas e distribuindo gratuitamente comprimidos para o tratamento de água para consumo, realizando ainda acções de sensibilizar sobre medidas de prevenção contra a cólera.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,9 mar 2018 9:31

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.