​Filho de ex-Presidente angolano foi constituído arguido

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 12:56

José Filomeno dos Santos
José Filomeno dos Santos(Grayling)

José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, foi constituído arguido e está impedido de sair do país, disse o sub-procurador-geral da República de Angola, Luís Benza Zanga.

Em causa está uma investigação a uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares para um banco britânico, que já levou à constituição como arguido de Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola.

Segundo filho de José Eduardo dos Santos, José Filomeno — também conhecido como ‘Zenu’ — é fruto da relação com Filomena Sousa, à altura secretária no Governo angolano. Nesse tempo, José Eduardo dos Santos era ministro das Relações Exteriores do Executivo de Agostinho Neto.

José Filomeno assumiu, em 2012, o papel de administrador do Fundo Soberano de Angola, por indicação do seu pai, ainda na presidência do país. No ano seguinte, foi promovido a presidente desse mesmo Fundo, o que provocou uma série de críticas. “É na base do compromisso com a transparência e com as melhores práticas de governança que esta nomeação foi feita”, defendeu-se na altura ao Financial Times, acrescentando que seria melhor avaliarem a performance do Fundo do que “darem palpites sobre coisas que não aconteceram”. “A minha nomeação não tem nada a ver com uma campanha política de espécie alguma”, acrescentou à Reuters.

O Fundo acabaria por se ver envolto em polémica. Em 2016, foi mencionado nos Panama Papers como sendo um possível veículo para lavagem de dinheiro. Mais recentemente, voltou a ser apontado como estando implicado numa série de ilegalidades, nos Paradise Papers. José Filomeno não se tem pronunciado sobre estas matérias. Na verdade, muito pouco se ouve publicamente da boca do filho varão de José Eduardo dos Santos, que em tempos foi apontado como possível sucessor político do pai. 

Casado e pai de três filhas, José Filomeno foi viver aos 12 anos com a mãe em Estocolmo, de acordo com o jornal Expresso. Daí seguiriam mais tarde para Londres, tendo Zenu passado toda a adolescência fora de Angola. Foi também em Londres que prosseguiu os estudos: uma licenciatura em Engenharia Electrónica e um mestrado em Finanças, tirados na Universidade de Westminster. Filomeno regressou a Angola em 2001. É um dos dez filhos de José Eduardo dos Santos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 mar 2018 12:56

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.